Quais os benefícios da Ergonomia para as empresas?

ErgonomiaErgonomia é o estudo que visa compreender o relacionamento entre homem e máquina, procurando eficiência e segurança nessa interação. Também é entendida como a otimização das condições de trabalho humano por diversos meios.

No ambiente de trabalho, isso pode ser traduzido como a busca incessante pela qualidade de vida, saúde e bem-estar do colaborador. Por isso que má postura, equipamentos inadequados ou não ajustados às necessidades do colaborador não apenas incidem diretamente nos itens apontados acima, como podem prejudicar a produtividade da empresa como um todo.

Se a sua empresa incorpora os princípios da Ergonomia, ela automaticamente colherá alguns benefícios, vejam alguns deles:

Ambiente favorável: em primeiro lugar, o colaborador vai se sentir mais à vontade e transformar o local de trabalho num ambiente mais leve e produtivo.

Diminuição do cansaço e estresse: um colaborador descansado e relaxado se torna além de produtivo, um ótimo companheiro de trabalho para todos na equipe. Os impactos da Ergonomia nesse sentido são positivos a todos os funcionários.

Evita lesões: afastamento por lesões crônicas é algo que acaba acontecendo com muito mais frequência do que deveria. A Ergonomia ajuda a diminuir os riscos, tornando o colaborador muito mais saudável.

Valorização profissional: outro ponto que impacta diretamente a produtividade e o ambiente de trabalho é se o colaborador se sente valorizado pela empresa. Se há ações que visam o bem-estar e qualidade de vida, as chances dele se sentir valorizado aumentam e consequentemente sua produtividade também.

Para que esses efeitos sejam sentidos no dia a dia de trabalho, algumas posturas devem ser tomadas de ambas as partes, empresa e colaborador.

Da empresa é necessário estar atenta à NR 17 (Norma Regulamentadora sobre Ergonomia). Alguns itens essenciais dessa norma são: cadeira adequada, suporte para monitor, apoio para os pés, suporte para os braços, respeito aos horários e limites de trabalho que cada cargo permite entre outros. 

Do colaborador se pede que sempre esteja atento ao uso correto de máquinas e equipamentos, bem como o respeito às jornadas e pausas que sua função demanda.

Comece a incorporar a Ergonomia ao seu dia a dia e veja os benefícios na prática.