Porque fazer o curso de NR 12?

Porque fazer o curso da NR 12O Brasil está entre os países que mais registram acidentes de trabalho conforme pesquisa realizada pelo Ministério da Previdência Social, grande parte desses acidentes estão relacionados a máquinas e equipamentos. Tais acidentes causaram fraturas, luxações, amputações, ferimentos e também incapacidade de voltar ao trabalho.

Frente ao grande número de acidentes foi criada a NR 12 - Segurança no trabalho em máquinas e equipamentos, que define referências técnicas, princípios fundamentais e medidas de proteção para garantir a saúde e a integridade física dos trabalhadores e estabelece requisitos mínimos para a prevenção de acidentes e doenças do trabalho nas fases de projeto e de utilização de máquinas e equipamentos de todos os tipos.

É importante que os trabalhadores sejam capacitados e percebam a importância do conhecimento ao operar máquinas e equipamentos, uma vez que a falta de conhecimento aliada a outros fatores podem aumentar a ocorrência de acidentes.

Um dos aspectos abordados pela NR 12 é com relação a falha segura, a qual prevê que mesmo na ocorrência de falha no sistema, o equipamento entre em modo de segurança, de forma a não apresentar nenhum risco para o trabalhador.

Ao operar máquinas e equipamentos devem ser tomados alguns cuidados, entre eles o uso de proteção coletiva, tais como travas, bloqueios, protetores, entre outros. Essa medida deve ser estendida a todos os colaboradores de forma que se torne rotina.

Outra medida de segurança que deve ser adotada são as administrativas, as quais tem relação com procedimentos, instruções de trabalho, as quais orientam os funcionários sobre como proceder em cada situação, como operar máquinas distintas, quais EPI's utilizar e a quem se reportar em caso de acidentes. Importante também que todos os funcionários tenham conhecimento sobre os procedimentos da empresa.

Além da proteção coletiva, os trabalhadores devem fazer uso de proteção individual, como máscara respiratória, luvas, protetor auricular, botas, e demais EPI's exigidos de acordo com cada atividade.

Ao manusear máquinas e/ou equipamentos o condutor deve ter consciência que há tráfego de outros funcionários, sendo assim o cuidado deve ser ainda maior, pois os acidentes não envolvem somente quem está operando mas também outros que estejam próximos.

As empresas devem investir e incentivar seus funcionários para que eles sejam qualificados e recebam treinamento adequado, esse investimento retorna em forma de qualidade de vida pra organização, assim como redução do número de acidentes.

O ISC oferece diversos cursos em sua grade, entre eles o de NR 12, entre em contato conosco e solicite mais informações de acordo com sua necessidade. Nosso atendimento é feito por chat, e-mail ou 0800.