Porque é importante fazer o curso de Ergonomia (NR 17)?

Porque fazer o curso ergonomia - Instituto SCPassamos a maior parte do tempo no ambiente de trabalho, isso exige de nós comportamentos especiais para que consigamos manter saúde e integridade física enquanto executamos essas atividades.

Diversas atividades exigem que o funcionário carregue peso, se abaixe com frequência, esteja em ambientes com excesso de ruído, e muitas vezes possa ficar exposto a substâncias químicas, todas essas situações obrigam a empresa a tomar certas medidas de segurança, muitas delas abordadas pela  N17 Ergonomia.

O posto de trabalho precisa oferecer conforto para o colaborador de maneira que este possa desempenhar de forma eficiente e sem riscos seu trabalho.

Começando pelo escritório, a cadeira deve possuir encosto, além de estar na altura adequada, assim como o monitor na linha de visão, ter apoio para os braços/punhos, e o mais importante, a postura do trabalhador durante todo o dia. Conforme o trabalhador se movimenta ou fica numa posição inadequada isso trará dores, cansaço mais que o normal, e futuramente lesões que precisem de tratamento.

Na linha de produção por outro lado os cuidados devem ser ainda maiores, além dos funcionários precisarem usar os EPI's, algo que muitos não fazem questão pois reclamam de incômodo, uso de protetor auricular em ambientes com ruídos, ainda são necessários cuidados com o peso de caixas, que exige flexão das pernas e coluna reta, cuidado com a coluna ao manusear máquinas e outros equipamentos.

A Ergonomia deve ser disseminada em toda a empresa, de maneira que os funcionários possam fazer disso um hábito e assim diminuir os riscos de afastamento.

Alguns benefícios da Ergonomia

  • - redução do absenteísmo;
  • - redução de acidentes;
  • - redução de doenças ligadas ao trabalho;
  • - clima organizacional mais sadio;
  • - redução de lesões e afastamento; e
  • - redução de custos.

É importante que a empresa invista em treinamento para seus funcionários, assim como que eles busquem colocar em prática as diretrizes da NR 17, para assim garantir um ambiente livre de riscos e acidentes.

O curso de NR 17 é oferecido pelo ISC, além de diversos outros. Acesse nosso site e saiba mais informações. Nosso atendimento é feito pelo chat, e-mail e 0800, teremos prazer em atendê-lo.