Por que usar medidas de proteção no Trabalho em Máquinas e Equipamentos

Protecao para maquinasAs zonas de perigo das máquinas e equipamentos devem possuir sistema de proteção adequado visando preservar a integridade física do operador. Existem diversos tipos de proteções especificadas nas normas técnicas que podem ser adotadas. 

Na adoção dessa medida é necessário analisar o princípio de funcionamento das máquinas; analisar o risco e zonas de perigo, verificar a viabilidade técnica da adoção do tipo de proteção; analisar o processo de trabalho; as medidas e alternativas técnicas existentes, custo, entre outros. 

Assim, por exemplo, em certos casos a substituição da máquina é mais vantajosa do que adotar todas as proteções. Continue acompanhando!

Profissional legalmente habilitado 

A escolha do tipo de proteção, no entanto, deve ser feita por um especialista que deverá ser o responsável técnico pela aplicação da medida de proteção da máquina. Aliás, a NR12 determina que a adoção do sistema de segurança das máquinas e equipamentos deve estar sob a responsabilidade técnica de profissional legalmente habilitado. 

Considera-se profissional legalmente habilitado aquele que comprovar conclusão de curso específico na área de atuação, compatível com o curso a ser ministrado, com registro no competente conselho de classe (subitem 12.141 da NR-12).

Há diversos tipos de proteção existentes na NR12 - Máquinas e equipamentos 

Outro aspecto importante que devemos ressaltar é que todas as proteções devem ser executadas em conformidade com as normas técnicas. Há diversos tipos de proteção existentes na NR12 - máquinas e equipamentos. Entretanto, veremos mais informações relativas a essa questão nos próximos posts. 

Faça um comentário no nosso post e nos diga como funciona a questão das máquinas e equipamentos na sua empresa? Lembrando que em caso de dúvidas, sugestões ou esclarecimentos sinta-se à vontade para entrar em contato.