Plataforma de trabalho aéreo NR 18

Plataformas de trabalho aereoA plataforma de trabalho aéreo é utilizada para todos e quaisquer tipos de trabalhos que envolvam altura. As plataformas podem ser utilizadas numa simples troca de lâmpada, como também na montagem de complexas plantas industriais.

Por apresentarem modelos e tamanhos distintos, os equipamentos tendem a ser versáteis. Eles variam de 4 m até 43 m de altura e podem ser do tipo tesoura ou lança, telescópicas ou articuladas, com acionamento elétrico ou diesel.

Treinamento para operador de PTA

O treinamento para o operador de PTA é obrigatório, conforme descrito no Anexo IV – Item 5.1 da NR 18, Portaria nº 3214/78, da Secretaria de Segurança e Saúde do Trabalho, do Ministério do Trabalho e Emprego.

É primordial que o operador seja capacitado de acordo com o item 18.22.1 da NR 18. Ele também deve ser treinado no modelo de PTA a ser utilizado, ou em um similar, no próprio local de trabalho.

O objetivo geral do treinamento é capacitar os operadores para que eles possam operar a máquina com agilidade e eficiência, evitando assim acidentes. Além disso, o treinamento ensina o operador como manter as boas condições da máquina.  

Cuidados com a máquina

A plataforma de trabalho aéreo requer bastante cuidado e atenção, portanto para se tornar um excelente operador não deixe de seguir as dicas abaixo. Vamos lá!

• Antes de ligar a máquina, faça uma breve inspeção, cheque tudo;
• Verifique se há funções adicionais e aprenda como utilizá-las;
• Cada máquina tem sua especificidade, portanto fique atento ao trocar de equipamento.

O uso das plataformas aéreas vem crescendo exponencialmente, devido à necessidade de incremento de segurança do trabalho nas atividades, tais como à produtividade requerida nos dias atuais.

Gostou do nosso post? Então faça um comentário a respeito do assunto, pois assim podemos tirar suas dúvidas e ainda aprimorar nossos conteúdos.