O que é operador de caldeira e como implantar procedimentos de segurança

Entre os profissionais mais importantes para uma indústria, está o operador de caldeira. Sem ele, provavelmente a empresa estará contra a Norma Regulamentadora 13, que assegura os procedimentos de segurança para trabalhos em caldeiras e vasos de pressão.

O profissional, nesse caso, deve ser especializado para executar tarefas relacionadas ao funcionamento das caldeiras. Graças a ele, é possível operar diminuindo os riscos de acidentes no ambiente de trabalho.

O que faz o operador de caldeira?

O operador de caldeira é o profissional responsável pelo funcionamento e manutenção das caldeiras. O equipamento é utilizado em indústrias de vários setores e acumula valor sob pressão acima da atmosfera.

Em geral, é um profissional que executa suas tarefas com o auxílio de computadores e softwares, mas também pode ser necessário avaliar a máquina e o andamento do trabalho ao redor. Se houver algum dano, ele será responsável por desligar o equipamento e restaurar o seu uso.

Entre as funções, também está o zelo pela manutenção das tubulações, válvulas e outras peças da máquina, limpando e substituindo quando necessário.

O que diz a NR 13 sobre o operador de caldeira

A NR 13 dispõe sobre a regulamentação para o uso de caldeiras, determinando que deve ser operado por um 'profissional habilitado'. Portanto, ele deve ter conhecimento para acompanhar a operação e manutenção, inspeção e supervisão das caldeiras.

Além disso, a norma também determina alguns riscos graves que podem ser configurados na ausência de itens como válvula de segurança, sistema de drenagem rápida, entre outros. A NR 13 ainda exige que seja fixado na caldeira de forma fácil e visível algumas informações, tais como:

  • Fabricante;
  • Número de ordem;
  • Ano de fabricação;
  • Pressão máxima de trabalho admissível;
  • Área de superfície de aquecimento.

Segundo a NR 13, o operador de caldeira também deve ter sempre os documentos da máquina à disposição, assim como o manual de operação. Na lei também está claro que só deve operar caldeiras e vasos de pressão quem satisfaz pelo menos um dos itens:

  • Ter certificado 'Treinamento de Segurança na Operação de Caldeiras' e estágio prático;
  • Ter certificado de 'Treinamento de Segurança na Operação de Caldeiras';
  • Comprovar três anos ou mais de experiência na atividade.

Procedimentos de segurança

O primeiro passo para garantir a segurança no ambiente de trabalho com caldeira é ter um operador preparado. Contudo, depois disso, alguns cuidados também são necessários, envolvendo diretamente as responsabilidades do profissional.

Além do treinamento para o operador de caldeira com foco em medidas de prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, há cuidados obrigatórios.

Qualidade da água

A NR 13 determina que a água utilizada na caldeira deve ser sempre tratada. Isso evita que algumas propriedades do líquido danifiquem o equipamento e causem corrosão. A incrustação também é evitada a partir desse cuidado, evitando o superaquecimento dos tubos.

Inspeção

Com relação à inspeção, o operador de caldeira também deve cumprir funções importantes. Há três tipos de inspeções que devem ser realizadas conforme cada necessidade:

  • Inicial: é realizada no equipamento novo antes de ele ser colocado para funcionar;
  • Periódica: avaliações internas e externas no equipamento que devem ficar entre os prazos de 12 a 24 meses, conforme o tipo da máquina;
  • Extraordinária: é realizada após algum acidente que tenha causado danos à caldeira, certificando se há ou não riscos para que ela volte a funcionar.

Dispositivos

Entre os procedimentos de segurança, também estão os dispositivos que devem estar funcionando de forma adequada. Alguns deles são a válvula de segurança e o sistema de alimentação de água. Todas as informações sobre eles devem estar sempre em local de fácil acesso.

Manual de Operação

O operador de caldeira deve ter à disposição um manual atualizado e em língua portuguesa. Nesse documento, ele encontrará alguns procedimentos mínimos obrigatórios:

  • Partida e parada;
  • Parâmetros operacionais de rotina;
  • Situações de emergência;
  • Saúde, prevenção e preservação do meio ambiente.

Atualização profissional do operador de caldeira

Parte da garantia da segurança no ambiente de trabalho está relacionada à reciclagem do operador de caldeira. Isso também está previsto na NR 13 através de informações das condições físicas e operacionais dos equipamentos, além de participar de palestras e cursos importantes.

Portanto, como se pode perceber, esse é um profissional muito importante para manter a segurança do equipamento e do ambiente de trabalho. Mais do que operar a caldeira, ele deverá garantir o seu uso correto e prevenir acidentes.

Como implantar procedimentos de segurança em operações em caldeiras?

A ausência do operador de caldeira e o não cumprimento dos procedimentos de segurança podem causar multas à empresa. Em alguns casos, ela não poderá seguir operando com o equipamento até se adequar completamente às normas. Adequar-se é garantir segurança e evitar perda de lucros para qualquer empresa.

Precisando implantar procedimentos de segurança em sua empresa ou oferecer treinamento aos seus profissionais? Entre em contato conosco e conheça as nossas soluções em saúde e segurança do trabalho para o seu negócio.