O que é ginástica laboral?

A ginástica laboral é um conjunto de exercícios a serem feitos no ambiente de trabalho. Tem como principal objetivo diminuir o sedentarismo e promover a saúde ocupacional nas empresas.

Muitos trabalhadores começam sua jornada de manhã e retornam pra casa ao final do dia não sendo possível frequentar academias, praticar exercícios e com isso aumentam os casos de doenças ocupacionais. O sedentarismo pode ocasionar obesidade, diabetes, stress, depressão e contribuir para o afastamento do profissional.

Por isso em 1925 foi criada a ginástica laboral na Polônia para que os funcionários tivessem uma pausa e se exercitassem mesmo durante o horário de trabalho.

Porque fazer ginástica laboral?

Cada função dentro da empresa utiliza partes do corpo diferentes o que torna os riscos específicos. No escritório o trabalhador fica sentado grande parte do tempo, o segurança fica em pé, na linha de produção há repetição de movimentos, e assim por diante.

Frente a esse cenário é importante que a área responsável por implementar a ginástica laboral determine os exercícios de acordo com cada setor. 

Segundo estudos é possível afirmar que pessoas sedentárias têm mais chance de perderem a motivação, se sentirem desanimadas e isso influencia diretamente na produtividade.

Ginástica laboral x Produtividade

Ao comparar pessoas que praticam alguma atividade física e sedentárias fica claro compreender porque ela deve ser feita todos os dias. A ginástica envolve o alongamento dos braços, do pescoço, das pernas, da coluna, da cintura, após os exercícios seu corpo responde melhor aos estímulos.

Se a sua empresa oferece esse benefício aproveite! Pause seu trabalho durante esses 15 minutos e faça mais pela sua saúde. Seu corpo irá agradecer. Se ainda não possui aproveite para sugerir.

Os benefícios serão vistos a longo prazo. Experimente!