NR18 e suas especificidades

Construcao civil nr18Na NR18 sabe-se que as operações de soldagem e corte a quente somente podem ser realizadas por trabalhadores qualificados. Quando forem executadas operações de soldagem e corte a quente em chumbo, zinco ou materiais revestidos de cádmio, será obrigatória a remoção por ventilação local exaustora dos fumos originados no processo de solda e corte, bem como na utilização de eletrodos revestidos.  

Adotando medidas especiais 

A NR18 diz que nas atividades que exponham os trabalhadores a riscos de asfixia, explosão, intoxicação e doenças do trabalho devem ser adotadas medidas especiais de proteção, a saber: Veja logo abaixo mais informações; 

  • • Proibição de uso de oxigênio para ventilação de local confinado;
  • • Ventilação local exaustora eficaz que faça a extração dos contaminantes e ventilação geral que execute a insuflação de ar para o interior do ambiente, garantindo de forma permanente a renovação contínua do ar. 

NR18 - saiba mais sobre a Norma 

Considera-se trabalho em altura toda atividade executada acima de 2,00 m (dois metros) do nível inferior, onde haja risco de queda. Trabalho em altura, é portanto, qualquer trabalho executado com diferença de nível superior a 2,0 m (dois metros) da superfície de referência e que ofereça risco de queda.

As atividades de acesso e a saída do trabalhador deste local também deverão respeitar e atender esta norma. É importante lembrar que a NR18 impõe que o trabalhador deve ser treinado a conhecer e interpretar as análises de risco, podendo contribuir para o aprimoramento das mesmas, assim como identificar as possíveis condições impeditivas à realização dos serviços durante a execução do trabalho em altura. 

Qual a sua opinião sobre o nosso conteúdo de hoje? Quer ficar por dentro de todas as novidades do setor da Segurança do Trabalho? Então continue acompanhando nossas postagens diárias.