NR18 - 5 dicas de segurança para Construção Civil

5 dicas para seguranca na contrucao civilA Construção Civil é uma das áreas em que mais ocorrem acidentes no Brasil. Os trabalhadores estão sujeitos a quedas, lesões, ferimentos graves e até morte. A NR18 - Segurança na Indústria da Construção Civil foi criada com o objetivo de estabelecer as condições de segurança necessárias para garantir a integridade física do trabalhador.

Na Construção Civil, assim como em diversas outras áreas é preciso realizar uma verificação do ambiente de trabalho antes do início das obras, analisando se é seguro dar continuidade aos trabalhos. É necessário também que sejam adotadas medidas de segurança e que sejam revistas sempre que houver alguma modificação no ambiente.

Áreas com mais riscos de acidentes exigem atenção tanto por parte da empresa, ao fornecer equipamentos de proteção individual e coletiva, exigir formação técnica e reciclagem de seus funcionários, assim como do empregado ao fazer uso desses equipamentos de segurança, seguir as orientações passadas pela empresa, e buscar sempre novos cursos em sua área de atuação.

A Construção Civil devido à sua complexidade necessita de diversas medidas para garantir e manter a integridade física de seus trabalhadores, tais como:

  • - Uma das medidas mais importantes está relacionada à sinalização. Os locais de maior risco precisam estar sinalizados de forma que todos os trabalhadores compreendam. Diversos acidentes acontecem pela falta de placas, avisos, e conhecimento das pessoas que transitam pela obra.
  • - Andaimes são muito utilizados na construção de prédios e outros edifícios, eles precisam estar alinhados para evitar quedas e desiquilíbrio. Precisam ainda estar vazios quando forem deslocados para evitar queda de trabalhadores.
  • - Deve-se sempre procurar evitar os acidentes de trabalho, por isso a empresa deve investir numa cultura organizacional de segurança e tentar reduzir esse número, incentivando e monitorando o uso de EPI's, além de oferecer treinamentos e orientações sobre como usá-los corretamente.
  • - As ferramentas usadas durante o horário de trabalho também podem causar acidentes, isso exige que elas sejam guardadas em local apropriado. Além de guardadas, precisam estar em ordem, de acordo com atividade e distância do local onde serão usadas.
  • - A fiação elétrica é outro item que merece muita atenção. Choques elétricos dependendo da voltagem podem causar a morte ou lesões graves. Somente trabalhadores capacitados devem realizar determinadas atividades.

Para ser um profissional capacitado e ter certificação na NR18, entre em contato com o ISC. Oferecemos os cursos de NR18 e NR18 reciclagem, os quais preparam você para o mercado de trabalho.