NR10 e os serviços de eletricidade

NR 10 - Servicos com eletricidadeA NR10 (Norma Regulamentadora 10) teve sua primeira publicação no ano de 1978 e passou por uma revisão no ano de 2004. Devido a algumas modificações relacionadas a questões de documentação e normatização dos serviços, esta norma ficou popularmente conhecida pelos eletricistas como “a nova NR10”.

Tecnicamente falando, a NR10 é intitulada como “Segurança em Instalações e Serviços em eletricidade”. Essa norma regulamentadora existe a fim de estabelecer requisitos e condições mínimas para a segurança em eletricidade, garantindo assim, a saúde e a segurança dos trabalhadores que atuam na área da eletricidade.

Aplicações e vantagens

A NR10 é aplicada não só pelos eletricistas, mas também por aqueles que direta ou indiretamente trabalham nas proximidades da eletricidade. Listamos abaixo, três tópicos indispensáveis sobre a Norma Regulamentadora 10.

  • * A Norma Regulamentadora 10 submete o profissional da área da eletricidade a passar por um treinamento que explique sobre os riscos da eletricidade, e como se prevenir desses riscos;
  • * A Norma em questão exige que as empresas tenham a documentação sobre a parte da instalação elétrica, assim como outros documentos que são importantes para favorecer a segurança do trabalhador;
  • * A Norma traz o direito de “recusa” para o trabalhador, sendo esta uma ferramenta imprescindível, visto que permite que o eletricista se recuse a realizar uma atividade ou trabalho, caso a empresa não obedeça corretamente às normas de segurança, ou se a empresa não oferecer as condições mínimas para garantir a segurança do trabalhador.

A importância da Norma Regulamentadora 10

A Norma regulamentadora 10 é extremamente importante, visto que atua em todas as vertentes da eletricidade, desde sua geração, transmissão, distribuição e consumo. Nem todas as NR’s criam uma obrigatoriedade de treinamento. Entretanto, para efetuar uma contratação, as empresas exigem que o indivíduo que irá trabalhar na área da eletricidade tenha realizado o curso de NR10.