Blog

NR 10: O que é, Importância, Principais Deliberações

23/08/2021 - - Categoria: nr-10



Você sabe o que é NR 10? Se a sua empresa possui atividades que envolvam eletricidade de forma direta ou indireta, é importante conhecer essa norma regulamentadora.

Afinal, esse tipo de norma visa a proteção dos colaboradores durante o expediente de trabalho e devem ser aplicadas por todas as empresas brasileiras.

Quer entender tudo sobre a NR 10, o que é, qual a sua importância e principais determinações? Não perca o artigo!

O que é a NR-10?
 

A NR 10 é a norma regulamentadora que estabelece os requisitos e as condições mínimas de trabalho para garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores que, de forma direta ou indireta, interajam em instalações elétricas e serviços com eletricidade.

Essa norma traz regras que esclarecem os cuidados necessários ao desenvolver atividades que envolvam energia elétrica ou em ambientes energizados.

Em suas disposições, há informações sobre:

  • medidas de controle;

  • dispositivos de proteção;

  • isolamentos;

  • bloqueios e impedimentos;

  • barreiras e invólucros;

  • etc.

Objetivos da NR-10

O objetivo da NR 10 é implementar medidas de controle e sistemas preventivos para proporcionar um ambiente mais seguro aos colaboradores da empresa e evitar acidentes com eletricidade.
 

Logo, seu principal intuito é eliminar ou, ao menos, reduzir qualquer risco à saúde e à vida do trabalhador em atividade de risco que envolve a energia elétrica.
 

Importância da NR-10

Agora que já sabe o que é a NR 10, é hora de entender mais sobre a sua importância.

A eletricidade está presente nas mais diversas áreas, como construção civil, portos, indústrias, processamento de alimentos e até mesmo na manutenção de residências.

 

Este cenário exige formação técnica das pessoas envolvidas, assim como é crucial que as empresas proporcionem um ambiente e condições de trabalho seguras aos funcionários.


Foi pensando nisso que a NR 10 foi criada! Por meio dela, as empresas e os colaboradores adquirem conhecimento sobre as ações de prevenção e segurança contra riscos elétricos. 

A partir daí, é possível diminuir os acidentes de trabalho e ainda proporcionar maior segurança a esses trabalhadores.

 

Já saber o que é NR 10 é crucial pois em qualquer atividade relacionada com energia elétrica, o trabalhador deve ter conhecimento técnico e prático para

desempenhar um bom trabalho e realizá-lo com segurança.

Por essa razão que a certificação em NR 10 por meio de curso técnico é obrigatória para empresas e profissionais que atuam em serviços ligados à eletricidade com tensão igual ou superior a 50 Volts.

 

Em suma, a importância da NR 10 é justamente auxiliar na prevenção de acidentes e na preservação da vida, da integridade e da segurança dos trabalhadores que lidam com energia elétrica em suas atividades laborais.  

Quais as principais deliberações da NR-10?

Para entender tudo sobre a NR 10, o que é e suas determinações, é necessário um treinamento completo. Contudo, vale conhecer as principais disposições da norma:

Dispositivos de proteção operados por corrente

São equipamentos instalados de maneira geral ou individual para proteger o ambiente e os trabalhadores. Existem vários tipos de equipamentos, denominados dispositivos residuais (DR).

Barreiras e invólucros

De acordo com a NR-10, deve haver uma barreira ou invólucro que impossibilite que pessoas ou animais toquem acidentalmente em partes energizadas de instalações ou equipamentos elétricos.

Medidas de controle

São ações que visam controlar o trabalho e prevenir acidentes que envolvam riscos elétricos. As principais medidas são:

  • desenergização: prática de eliminar quaisquer sinais de energia em uma instalação ou equipamento;

  • aterramento: medida de segurança para descarregar energia elétrica diretamente para o solo;

  • proteção: aterramento de massas e elementos condutores estranhos à instalação;

  • funcional: ligação específica utilizando os condutores elétricos.

Obstáculos e anteparos

Tem como objetivo evitar o contato acidental com partes energizadas de equipamentos ou instalações. Mesmo ao trabalhar com determinado equipamento, os profissionais não devem tocar em peças energizadas.

Bloqueios e impedimentos 

São medidas de segurança destinadas a evitar a reconexão ou modificação de equipamentos ou instalações elétricas.

Para isso, é necessário bloquear terminais ou interruptores de acesso, o que impede que pessoas não autorizadas os reconecte ou modifiquem. 

Isolamentos

São componentes construídos em materiais não condutores (dielétricos) e envolvem partes vivas do equipamento. Desta forma, podem ser manuseados sem risco de choque elétrico.

Principais erros em serviços de instalações elétricas

Agora que já compreende mais sobre a NR 10, o que é e suas principais deliberações, é hora de descobrir quais os principais erros em serviços de instalações elétricas e como evitá-los:

Sobrecarga de disjuntores

Ao usar o mesmo disjuntor para dois circuitos diferentes, sua instalação elétrica pode não funcionar corretamente. 

O circuito deve ser dividido para equilibrar a carga. Pior do que a sobrecarga é um curto-circuito, muito comum e que pode causar sérios problemas como incêndio e queima de aparelhos elétricos.

Fios e cabos desbitolados

É crucial utilizar fios e cabos certificados. Isso porque materiais sem certificação estão fora das especificações e afetarão a instalação elétrica.

nr10 fios e cabos desbitolados

Ausência de instalação do DR

O dispositivo DR é um componente obrigatório ligado à segurança das pessoas que estão no local das suas instalações elétricas, pois protege contra choques elétricos. 


Incompatibilidade de disjuntores e cabos elétricos

Se a corrente nominal do disjuntor não for compatível com a capacidade de condução de corrente e o cabo, pode ocorrer curto-circuito.
 

Contratação de profissionais sem qualificação

Como vimos, o curso de NR 10 é obrigatório para os profissionais que trabalham direta ou indiretamente com eletricidade.

Portanto, a contratação de profissionais não qualificados é um grande erro para empresas e consumidores.

A contratação de trabalhadores devidamente certificados e capacitados transmite credibilidade e a certeza do recebimento de um serviço seguro e de qualidade, conforme as normas regulamentadoras.

Logo, ao realizar o treinamento de NR 10, você garante melhores oportunidades de trabalho, além de adquirir os conhecimentos necessários para trabalhar com segurança e garantir melhor qualidade de vida.

Mantenha as certificações em dia! Saiba mais sobre o curso de NR-10 do Instituto Santa Catarina!

Conclusão

No artigo, você pode conhecer mais sobre a NR 10, o que é e suas principais deliberações da norma. Agora, a importância desta norma regulamentadora para todos os profissionais que atuam com eletricidade, de forma direta ou indireta. 

O curso de NR 10 é obrigatório! Sem ele, empresas que não atendem as normas estão sujeitas a multas e penalizações e os trabalhadores colocam em risco sua própria vida.

NR 10: O que é, Importância, Principais Deliberações

Você sabe o que é NR 10? Se a sua empresa possui atividades que envolvam eletricidade de forma direta ou indireta, é importante conhecer essa norma regulamentadora. Afinal, esse tipo de norma visa a proteção dos colaboradores durante o...

Acidentes na Construção Civil: o que são, causas, tipos e como evitar?

Os acidentes na construção civil colocam em risco a saúde e a integridade dos colaboradores, além de prejudicar a produtividade no ambiente de trabalho e a agilidade nas entregas de obras. Infelizmente, esse é um dos setores com maiores...

Plano de Segurança do Trabalho: o que é, importância e como montar?

A sua empresa já possui um plano de segurança do trabalho? Pois saiba que esse documento é fundamental para reduzir riscos de acidentes e promover a saúde dos colaboradores no ambiente empresarial e industrial. Em um país com alto número de...

Norma Regulamentadora NR 10: o que é, objetivos e importância!

A norma regulamentadora NR 10 se trata de uma medida que visa a proteção dos profissionais que trabalham com instalações elétricas e serviços que envolvam eletricidade. Essa norma estabelece os requisitos e as condições mínimas para que...

NR 10: quem pode trabalhar com eletricidade?

Se você está pensando em trabalhar com eletricidade, deve adotar a NR10 como livro de cabeceira. Afinal, é ela quem estabelece os requisitos e as condições mínimas para atividades que envolvam instalações elétricas. Seu principal objetivo...

EPIs para eletricistas: confira os 6 indispensáveis

De acordo com a NR 6, toda e qualquer atividade que ofereça riscos à saúde e à segurança do trabalhador deve ser executada com equipamentos de proteção individual. Entre tais atividades podemos destacar o trabalho com instalações...

NR 10: Quais as medidas de segurança ao trabalhar com energia elétrica?

Não é segredo que trabalhar com energia elétrica é sinônimo de se colocar em situações perigosas. Por esse motivo, o Ministério do Trabalho criou a NR 10. Seu principal objetivo é estabelecer normas que tornem os trabalhos com...

Quais equipamentos de proteção coletiva usar ao trabalhar com instalações elétricas?

Não há dúvida que as instalações elétricas costumam ser ambientes propícios a acidentes. Afinal, a alta tensão pode causar danos seríssimos à saúde de seus operadores. Nesse sentido, utilizar equipamentos de proteção coletiva é muito...

O que é importante saber sobre a NR 10?

A Norma Regulamentadora número 10, mais conhecida como NR 10 é um importante conjunto de diretrizes emitidas pelo Ministério do Trabalho. Sua principal função é garantir a integridade de todos os trabalhadores que trabalham especificamente...

Como diminuir os riscos de choque elétrico?

Diariamente ocorrem milhares de acidentes de trabalho por todo o país. Muitos são decorrentes de choque elétrico. A NR 10 determina as condições mínimas de segurança quando o assunto é eletricidade. Saiba como diminuir os riscos lendo nosso...

Saiba qual a importância da NR 10

Qual a importância da NR 10? Essa Norma Regulamentadora determina as condições de segurança em tarefas que envolvam eletricidade. Ela orienta empregador e empregados quanto ao uso de EPIs específicos, normas de segurança, medidas de resgate, e...

NR 10: como prevenir incêndios no ambiente de trabalho

A NR 10 - Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade é a Norma Regulamentadora responsável por determinar as condições necessárias para um trabalho seguro em tarefas que...

NR 10: os riscos do choque elétrico 

, A NR 10 - Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade estabelece os requisitos e condições mínimas objetivando a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos, de forma a garantir a segurança e a saúde dos...

Como evitar acidentes de trabalho com eletricidade?

Mesmo com toda tecnologia e dispositivos de segurança ainda é comum acontecerem acidentes envolvendo eletricidade. A NR 10 - Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade tem como objetivo garantir a segurança e saúde do...

Como evitar choques elétricos no trabalho

Seja em casa ou no trabalho muitas pessoas já sofreram com um choque elétrico. Conforme a situação pode ser mais forte e caracterizado como acidente de trabalho. A NR-10 é responsável por determinar...

5 dicas para evitar acidentes com eletricidade

A eletricidade é item essencial atualmente. Seja em residências ou no ambiente de trabalho, ela nos ajuda a realizar tarefas das mais simples às mais complexas. Porém acidentes decorrentes do seu uso se tornam cada vez...

Procedimentos de segurança no trabalho com eletricidade NR10

Na NR10 diz que em todas as intervenções elétricas devem ser adotadas medidas preventivas de controle do risco elétrico e de outros riscos adicionais, mediante técnicas de análise de risco, de forma a garantir a segurança e a saúde no...

Como agir e prevenir a formação de atmosferas explosivas

Para prevenir que as atmosferas explosivas venham a explodir, algumas medidas técnicas devem ser tomadas, tendo em vista os princípios de prevenção consagrados no regime aplicável em matéria de...

Responsabilidades de quem trabalha com eletricidade na NR10

Todo e qualquer profissional que venha a trabalhar com eletricidade deve estar ciente de que corre riscos, e muitas vezes, irreversíveis. Para se proteger de tais circunstâncias, a NR10 diz que é preciso utilizar sempre equipamentos de...

Saiba mais sobre Riscos Típicos no SEP e sua prevenção

Os riscos típicos no SEP são vários, dentre eles temos: Indução eletromagnética, descarga atmosférica, proximidade e contato com partes energizadas, eletricidade estática, campo elétrico...

Situações de risco no SEP

Nosso artigo de hoje focará nas situações de risco no SEP (Sistema Elétrico de Potência). Antes de qualquer coisa é importante salientar que em todas as intervenções e instalações elétricas, devem ser adotadas medidas preventivas de...

Documentação de instalações elétricas - NR10

A NR10 prevê que antes de iniciar quaisquer atividades em instalações elétricas é preciso ter todos os documentos de autorização e controle devidamente preenchidos. A norma estabelece que todas as...

Bloqueio e etiquetagem de fontes de energias perigosas

Os dispositivos de bloqueio e etiquetagem de energia servem para prevenir fisicamente a transmissão ou a liberação de energia, não se limitando a cortadores de circuitos elétricos, tendo ainda dispositivos para...

Avaliação, prevenção e proteção contra atmosferas explosivas

Muitos ainda não sabem, mas as atmosferas explosivas costumam acontecer quando existe em contato com oxigênio uma proporção equivalente de gás, poeira, vapor ou fibras, onde uma faísca proveniente de circuito...

A segurança em eletricidade na NR10

Alguns serviços que envolvem a eletricidade podem causar acidentes, que na maioria dos casos, são de natureza grave. Esse é um dos motivos que faz com que a segurança em eletricidade seja fielmente respeitada. Tais...

NR10 e a proteção contra incêndio e explosão

Muito se sabe que a grande maioria dos incêndios e explosões são originarias de instalações elétricas defeituosas. Dessa forma, para evitar esses tipos de riscos, todas as instalações precisam ser projetadas adequadamente. E deve-se tomar...

Bloqueio e etiquetagem de fontes de energias perigosas

Entende-se como energias perigosas: a energia elétrica, energia pneumática, energia hidráulica, energia química, energia de radiação, energia mecânica, energia por gravidade e energia...

Riscos no uso de cabos (NR10)

A cada 15 segundos 151 trabalhadores se acidentam. Esse é um número extremamente alarmante e é por esse motivo que existem as NR’s, para garantirem a saúde e a segurança do funcionário no ambiente de trabalho. A NR10 é um bom exemplo...

Técnicas de trabalho sob tensão (NR10)

A NR10 tem como objetivo estabelecer os requisitos e as condições mínimas para a implementação das medidas de controle e sistemas preventivos, de forma a garantir a segurança e a saúde dos...

3 causas de acidentes de origem elétrica

De acordo com pesquisa realizada pela Abracopel foi possível perceber que nos últimos anos acidentes de origem elétrica tiveram grande aumento. Além dos choques fatais ou não, descarga atmosférica envolvendo...

NR 10 - Segurança em instalações elétricas

Segurança do Trabalho em Instalações - NR 10 Riscos elétricos

Importância da NR 10 em instalações elétricas

4 dicas de primeiros socorros em choque elétrico

NR10 e os serviços de eletricidade

NR 10 e os riscos do trabalho com eletricidade?

NR10 como evitar acidentes de origem elétrica

Curso NR10 Técnicas de Análise de Risco

Curso nr10 dicas para fazer aterramento seguro

NR 10 - Como evitar choque elétrico no trabalho




Categorias

Nossos Cursos

Estados