NR 10: O que é, Importância, Principais Deliberações

Você sabe o que é NR 10? Se a sua empresa possui atividades que envolvam eletricidade de forma direta ou indireta, é importante conhecer essa norma regulamentadora.

Afinal, esse tipo de norma visa a proteção dos colaboradores durante o expediente de trabalho e devem ser aplicadas por todas as empresas brasileiras.

Quer entender tudo sobre a NR 10, o que é, qual a sua importância e principais determinações? Não perca o artigo!

O que é a NR-10?
 

A NR 10 é a norma regulamentadora que estabelece os requisitos e as condições mínimas de trabalho para garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores que, de forma direta ou indireta, interajam em instalações elétricas e serviços com eletricidade.

Essa norma traz regras que esclarecem os cuidados necessários ao desenvolver atividades que envolvam energia elétrica ou em ambientes energizados.

Em suas disposições, há informações sobre:

  • medidas de controle;

  • dispositivos de proteção;

  • isolamentos;

  • bloqueios e impedimentos;

  • barreiras e invólucros;

  • etc.

Objetivos da NR-10

O objetivo da NR 10 é implementar medidas de controle e sistemas preventivos para proporcionar um ambiente mais seguro aos colaboradores da empresa e evitar acidentes com eletricidade.
 

Logo, seu principal intuito é eliminar ou, ao menos, reduzir qualquer risco à saúde e à vida do trabalhador em atividade de risco que envolve a energia elétrica.
 

Importância da NR-10

Agora que já sabe o que é a NR 10, é hora de entender mais sobre a sua importância.

A eletricidade está presente nas mais diversas áreas, como construção civil, portos, indústrias, processamento de alimentos e até mesmo na manutenção de residências.

 

Este cenário exige formação técnica das pessoas envolvidas, assim como é crucial que as empresas proporcionem um ambiente e condições de trabalho seguras aos funcionários.


Foi pensando nisso que a NR 10 foi criada! Por meio dela, as empresas e os colaboradores adquirem conhecimento sobre as ações de prevenção e segurança contra riscos elétricos. 

A partir daí, é possível diminuir os acidentes de trabalho e ainda proporcionar maior segurança a esses trabalhadores.

 

Já saber o que é NR 10 é crucial pois em qualquer atividade relacionada com energia elétrica, o trabalhador deve ter conhecimento técnico e prático para

desempenhar um bom trabalho e realizá-lo com segurança.

Por essa razão que a certificação em NR 10 por meio de curso técnico é obrigatória para empresas e profissionais que atuam em serviços ligados à eletricidade com tensão igual ou superior a 50 Volts.

 

Em suma, a importância da NR 10 é justamente auxiliar na prevenção de acidentes e na preservação da vida, da integridade e da segurança dos trabalhadores que lidam com energia elétrica em suas atividades laborais.  

Quais as principais deliberações da NR-10?

Para entender tudo sobre a NR 10, o que é e suas determinações, é necessário um treinamento completo. Contudo, vale conhecer as principais disposições da norma:

Dispositivos de proteção operados por corrente

São equipamentos instalados de maneira geral ou individual para proteger o ambiente e os trabalhadores. Existem vários tipos de equipamentos, denominados dispositivos residuais (DR).

Barreiras e invólucros

De acordo com a NR-10, deve haver uma barreira ou invólucro que impossibilite que pessoas ou animais toquem acidentalmente em partes energizadas de instalações ou equipamentos elétricos.

Medidas de controle

São ações que visam controlar o trabalho e prevenir acidentes que envolvam riscos elétricos. As principais medidas são:

  • desenergização: prática de eliminar quaisquer sinais de energia em uma instalação ou equipamento;

  • aterramento: medida de segurança para descarregar energia elétrica diretamente para o solo;

  • proteção: aterramento de massas e elementos condutores estranhos à instalação;

  • funcional: ligação específica utilizando os condutores elétricos.

Obstáculos e anteparos

Tem como objetivo evitar o contato acidental com partes energizadas de equipamentos ou instalações. Mesmo ao trabalhar com determinado equipamento, os profissionais não devem tocar em peças energizadas.

Bloqueios e impedimentos 

São medidas de segurança destinadas a evitar a reconexão ou modificação de equipamentos ou instalações elétricas.

Para isso, é necessário bloquear terminais ou interruptores de acesso, o que impede que pessoas não autorizadas os reconecte ou modifiquem. 

Isolamentos

São componentes construídos em materiais não condutores (dielétricos) e envolvem partes vivas do equipamento. Desta forma, podem ser manuseados sem risco de choque elétrico.

Principais erros em serviços de instalações elétricas

Agora que já compreende mais sobre a NR 10, o que é e suas principais deliberações, é hora de descobrir quais os principais erros em serviços de instalações elétricas e como evitá-los:

Sobrecarga de disjuntores

Ao usar o mesmo disjuntor para dois circuitos diferentes, sua instalação elétrica pode não funcionar corretamente. 

O circuito deve ser dividido para equilibrar a carga. Pior do que a sobrecarga é um curto-circuito, muito comum e que pode causar sérios problemas como incêndio e queima de aparelhos elétricos.

Fios e cabos desbitolados

É crucial utilizar fios e cabos certificados. Isso porque materiais sem certificação estão fora das especificações e afetarão a instalação elétrica.

nr10 fios e cabos desbitolados

Ausência de instalação do DR

O dispositivo DR é um componente obrigatório ligado à segurança das pessoas que estão no local das suas instalações elétricas, pois protege contra choques elétricos. 


Incompatibilidade de disjuntores e cabos elétricos

Se a corrente nominal do disjuntor não for compatível com a capacidade de condução de corrente e o cabo, pode ocorrer curto-circuito.
 

Contratação de profissionais sem qualificação

Como vimos, o curso de NR 10 é obrigatório para os profissionais que trabalham direta ou indiretamente com eletricidade.

Portanto, a contratação de profissionais não qualificados é um grande erro para empresas e consumidores.

A contratação de trabalhadores devidamente certificados e capacitados transmite credibilidade e a certeza do recebimento de um serviço seguro e de qualidade, conforme as normas regulamentadoras.

Logo, ao realizar o treinamento de NR 10, você garante melhores oportunidades de trabalho, além de adquirir os conhecimentos necessários para trabalhar com segurança e garantir melhor qualidade de vida.

Mantenha as certificações em dia! Saiba mais sobre o curso de NR-10 do Instituto Santa Catarina!

Conclusão

No artigo, você pode conhecer mais sobre a NR 10, o que é e suas principais deliberações da norma. Agora, a importância desta norma regulamentadora para todos os profissionais que atuam com eletricidade, de forma direta ou indireta. 

O curso de NR 10 é obrigatório! Sem ele, empresas que não atendem as normas estão sujeitas a multas e penalizações e os trabalhadores colocam em risco sua própria vida.