5 dicas para evitar acidentes com eletricidade

Evitar acidentes eletricosA eletricidade é item essencial atualmente. Seja em residências ou no ambiente de trabalho, ela nos ajuda a realizar tarefas das mais simples às mais complexas. Porém acidentes decorrentes do seu uso se tornam cada vez mais comuns. A NR 10 determina condições de segurança necessárias para trabalhos com eletricidade e assim reduzir o número de acidentes.

A Norma Regulamentadora 10 (NR 10) estabelece diretrizes importantes para o trabalho com eletricidade. Responsável por orientar o trabalhador nas suas tarefas do dia a dia e como atuar em situações de risco.

Confira 5 dicas para evitar acidentes com eletricidade

  • 1 - Escolha corretamente os EPI´s: essa dica é essencial para qualquer atividade, porém quando se trata da parte elétrica, os equipamentos de segurança merecem mais atenção. Se você trabalha numa área onde há a possibilidade de contato com rede de alta tensão ou mesmo se o ramo de atividade é totalmente direcionado ao setor de energia, EPI´s são de uso obrigatório a fim de evitar acidentes.
  • 2 - Evite sobrecarga de tomadas: um dos principais problemas é o excesso de aparelhos e dispositivos que demandam energia elétrica. E por muitas vezes as tomadas ficam sobrecarregadas com a quantidade de itens ligados a ela. É preciso evitar o uso de "T's" ou optar por estabilizadores e filtros condizentes com a amperagem e voltagem de cada aparelho. 
  • 3 - Manutenção da rede: manutenção preventiva pode evitar grandes custos no futuro, além de ser importante para evitar acidentes elétricos. A manutenção preventiva deve ser periódica, de acordo com a situação da rede elétrica e também da empresa. 
  • 4 - Atenção aos pequenos detalhes: no dia a dia muitos detalhes no ambiente de trabalho passam despercebidos. Fios soltos, fios desemcapados, “T´s”, emaranhado de fios são algumas das situações que podem provocar curto-circuito e outros problemas elétricos. Segurança em primeiro lugar.
  • 5 - Capacitação: cursos, treinamentos, palestras, sinalizações sempre são bem vindos quando o assunto é acidente de trabalho. Invista no treinamento dos seus colaboradores, principalmente conteúdos relacionados à NR 10. 

Seguindo essas dicas será possível minimizar a ocorrência de acidentes e reduzir situações de riscos para os trabalhadores.