NR 10 Acidentes com choque elétrico que podem ser evitados

Como evitar acidentesEstamos em contato com a rede elétrica não somente em nossas casas mas também no ambiente de trabalho. A eletricidade é algo que faz parte do nosso dia a dia por isso é tão necessário tomar alguns cuidados para evitar choques e acidentes.


Dependendo da intensidade de chuvas, queda de raios, condições dos fios, a probabilidade será maior de ocorrer acidentes. Por isso é muito importante ter conhecimento sobre a NR 10 - Instalações e serviços em eletricidade.


Eletricistas e profissionais que trabalham na área precisam ter formação técnica para estarem melhor preparados, além de saber a quais riscos estão sujeitos. Caso ocorra um acidente e o profissional não souber como agir, as consequências poderão ser ainda maiores.


Entre esses riscos estão arcos elétricos, queimaduras, quedas e precipitações, campos eletromagnéticos, explosão, incêndio, choque acústico, ataque de insetos, ataque de animais, riscos ergonômicos, etc.


Arco elétrico - possui energia suficiente para provocar incêndios, queimar roupas, além de emitir vapores e raios ultravioletas.


Queimaduras - quanto maior for a descarga elétrica maior será a gravidade da queimadura. Lembrando que na maioria das vezes a queimadura interna é bem mais grave do que a externa. Caso ocorram queimaduras, é preciso evitar o uso de creme dental, pó de café, folhas de figo, etc., a melhor atitude é buscar um profissional da área.


Quedas e precipitações - grande parte dos acidentes com choque elétrico ocasionam quedas, seja por falta de atenção, descuido, ou imprudência. Além do cuidado com a energia elétrica, é preciso fazer uso dos equipamentos de segurança, dessa forma é possível minimizar os riscos de acidentes.


Ataque de insetos - antes de iniciar qualquer atividade é preciso fazer uma avaliação prévia, verificando as condições de trabalho em postes, torres, poda de árvores, constatando ou não a existência de insetos como abelhas ou marimbondos, só então começar o trabalho. Caso o trabalhador seja alérgico e ocorra uma picada, ele poderá cair.


Riscos ergonômicos - além dos muitos riscos apresentados pelo trabalho com eletricidade, há ainda os riscos ergonômicos, os quais são causados pela postura do trabalhador ao longo do dia, o qual exige que suba escada, curve o corpo, incline a cabeça, além de várias outras situações que possam causar dor ou mal estar.


A NR 10 - Instalações e serviços em eletricidade tem como objetivo principal mostrar as condições de trabalho necessárias para uma atividade segura, afim de garantir a integridade física do funcionário.


O ISC oferece a NR 10 em sua grade de cursos. Se você já trabalha na área e não possui formação técnica ou quer dar início a uma nova carreira, entre em contato conosco através do nosso site, e-mail ou 0800. Estamos prontos para atendê-lo.