03 - A importância de desenvolver e aplicar o mapa de risco, diminuindo acidentes e indenizações do INSS

Conforme abordado pela NR-5 - CIPA, todas as empresas são obrigadas a criar o Mapa de Risco e dessa forma sinalizar e conscientizar seus colaboradores acerca de todos os riscos decorrentes de suas atividades.

Cada seguimento deve criar seu próprio Mapa, porém alguns aspectos são comuns a todos os ramos, tais como:

- Reunir todas as informações necessárias sobre a segurança do trabalho na empresa;
- Estimular a participação dos funcionários para que eles troquem informações entre si e dessa forma enriqueçam a coleta de dados;
- Conhecer todo o processo de trabalho, como número de trabalhadores, sexo, idade, jornada de trabalho, quais atividades exercem, o ambiente em que trabalham, e o mais importante quais instrumentos são utilizados no dia a dia;
- Identificar os riscos que existem em cada ambiente de forma isolada (recebimento, expedição, câmera fria, etc);
- Identificar quais medidas preventivas serão usadas em cada uma das áreas;
- Verificar quais motivos mais comuns para afastamento do trabalho por acidente (ouvir os funcionários e compreender onde mais ocorre esses acidentes);
- Fazer um levantamento da quantidade de trabalhadores que realmente estão expostos e podem sofrer acidente;
- Especificar quais agentes causadores de risco (químico, biológico, ergonômico, acidentes comuns);
- O Mapa deve ser aprovado pela Comissão Interna de Prevenção a Acidentes - CIPA, logo após, deverá ser afixado em locais de fácil acesso e visibilidade, para que todos os funcionários estejam cientes.

Para melhor compreensão, os riscos são divididos por cores, sendo que cada uma representa um risco específico.
Verde - representa riscos físicos, tais como vibração, frio, calor, umidade, entre outros.
Vermelho - representa riscos químicos como poeira, vapores, gases, neblina, etc.
Marrom - representa riscos biológicos como vírus, bactérias, fungos, bacilos e parasitas.
Amarelo - representa risco ergonômico, envolve esforço físico intenso, monotonia, trabalho repetitivo, trabalho noturno, entre outros.
Azul - representa riscos de acidentes, situação mais comum no dia a dia, ocorre devido arranjo físico inadequado, iluminação não favorável, armazenamento de forma errada, não sinalizar quando o chão está molhado, não segurar o corrimão ao descer escada, entre outros.

Criando um Mapa de risco com a colaboração de todos os funcionários e deixando em local visível é possível diminuir o número de acidentes, dessa forma haverá menos afastamentos com necessidade de registrar CAT e também indenizações por parte do INSS.

É importante que a empresa assuma essa responsabilidade, pois caso seja verificado que os acidentes ocorrem por sua negligência pode ser necessário devolver à Previdência Social os gastos decorridos dos afastamentos de seus funcionários.

O ISC em sua grade oferece o curso NR-5 - CIPA, além de vários outros. Tem interesse em conhecer mais e melhorar a Segurança do Trabalho em sua empresa? Acesse nosso site e obtenha mais informações.