Dicas importantes para quem trabalha muito tempo em pé

Dicas para trabalhar em pe - Instituto SCAs pessoas em geral passam grande parte do dia no local de trabalho, isso exige que alguns cuidados sejam tomados para garantir saúde física e mental, além de melhor aproveitamento das habilidades do funcionário.

A NR17 Ergonomia tem como objetivo determinar as condições de trabalho necessárias para garantir a integridade e segurança dos trabalhadores no que diz respeito à postura enquanto trabalha, sua aplicação no dia a dia, fatores de risco encontrados na empresa, organização do ambiente, além de orientar com relação aos ajustes que devem ser feitos em máquinas, equipamentos e postos de trabalho.

É fato que as pessoas possuem características diferentes, sendo assim, cada equipamento precisa estar adaptado ao indivíduo que irá realizar suas atividades. A Ergonomia prevê ainda alguns cuidados para pessoas que ficam muito tempo em pé ou sentadas, tais como ginástica laboral, que estimula os trabalhadores a movimentarem o corpo.

Atividades como caixa, atendente, operador de empilhadeira, segurança, exigem que o indivíduo fique muito tempo na mesma posição, isso pode causar dores nas costas, inchaço nas pernas, câimbras, fadiga, dores de cabeça e até mal estar. É preciso atenção com algumas particularidades do ambiente, como iluminação, temperatura, posições, tarefas realizadas e distribuição dos móveis.

Quem trabalha muito tempo em pé deve buscar manter-se em movimento, assim proporciona circulação do sangue e evita aparecimento de varizes ou inchaço. Deve procurar também usar sapatos confortáveis, que não apertem os pés, ou salto muito alto, o que provoca maior cansaço às pernas.

Mudar de posição ajuda bastante a evitar cansaço. O indivíduo poderá ir ao banheiro, tomar lanche, ou mesmo ir a outro setor, o importante é evitar ficar 8 horas ou mais na mesmo lugar.

Outro fato importante e que merece atenção é a postura, quanto mais tempo em pé, maior o cansaço, o que faz com que sintamos peso nos ombros, dores nas costas, consequentemente os ombros caem, colocamos peso somente em uma das pernas, o pescoço também sofre com essa posição, causando torcicolo.

Saúde e bem estar no trabalho dependem de manter uma postura adequada, praticar ginástica laboral quando houver, e movimentar-se sempre que tiver oportunidade.

Oferecemos diversos cursos, entre eles o NR 17 Ergonomia. Se você busca ampliar seus conhecimentos, ou é empresário e quer proporcionar treinamento técnico aos seus funcionários, entre em contato conosco e solicite mais informações.