De que forma a NR 10 contribui para a SST?

De que forma a NR 10 contribui para a SSTNR 10 - Esta Norma Regulamentadora estabelece os requisitos e condições mínimas objetivando a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores que, direta ou indiretamente, interajam em instalações elétricas e serviços com eletricidade.

Sendo assim, qualquer atividade relacionada com energia elétrica, exige que o trabalhador tenha conhecimento técnico e prático, e com isso possa além de desempenhar um bom trabalho, realizá-lo com segurança.

A eletricidade como campo de trabalho está presente nas mais diversas áreas, tais como Construção civil, Portos, Indústrias, Processamento de alimentos, até mesmo na construção e manutenção de residências. Este cenário exige ainda mais formação técnica das pessoas envolvidas.

É fato que muitos acreditam que somente a experiência é suficiente, no entanto a formação específica na área garante ao empregador e empregado que o serviço será realizado com qualidade e menor risco de acidentes. Confira algumas informações sobre NR 10 e a Saúde e Segurança no Trabalho.

Quais profissionais podem trabalhar com eletricidade?

Essa área exige que os profissionais sejam qualificados, como também tenham realizado curso de Segurança em instalações e serviços com eletricidade, faz parte desse grupo engenheiros, técnicos, eletricistas, etc. É importante que o trabalho a ser realizado seja autorizado pela empresa, de forma a observar tanto o ambiente em que as obras serão feitas, como também a formação do profissional.

Como deve ser a sinalização no ambiente de obras?

É necessário que em qualquer local onde as obras estejam ocorrendo, haja também sinalização. Todos devem estar cientes do perigos a que estão sujeitos se não usarem equipamentos de segurança, ou andarem por locais impróprios. Todas as áreas restritas devem estar identificadas, contendo informação clara e objetiva.

O que deve ser considerado nos locais de obras?

Todo e qualquer ambiente em que uma obra seja realiza e que envolva eletricidade deve estar de acordo com as normas de segurança, como temperatura, luminosidade, ruídos, gases tóxicos, etc. O ambiente precisa oferecer segurança aos trabalhadores, evitando assim quedas, lesões, choques, e consequentemente afastamentos.

O ISC oferece o curso on line de NR 10, o qual permite que você possa estudar em qualquer lugar, e no horário em que estiver disponível. Além desse, é possível realizar vários outros. Entre em contato e solicite mais detalhes.