Cuidados importantes para quem trabalha sob o sol

A exposição excessiva ao sol pode causar diversos danos à saúde do trabalhador. Atividades na Construção Civil, reforma de estradas, agricultura e várias outras exigem cuidados importantes como uso de protetor solar, hidratação e EPI's específicos.

A pele sofre danos diários e ao longo do tempo pode resultar em câncer. Muitos trabalhadores percebem o surgimento de manchas escuras, melasmas, rugas, além do envelhecimento precoce.

Essa exposição pode causar ainda queimaduras solares, insolação e herpes labial.

Partes do corpo mais expostas

  • - rosto;
  • - couro cabeludo;
  • - orelhas;
  • - nuca;
  • - lábios;
  • - dorso das mãos.

Cuidados importantes

Protetor solar

Ele é indicado para todos os tipos de pele. No entanto, é preciso cuidado na escolha do fator de proteção. Quanto mais sensível a pele maior o fator de proteção.

Hidratação

Outro cuidado importante pra quem trabalha no sol diariamente é se manter hidratado. Altas temperaturas fazem o corpo inchar ainda mais os pés de quem caminha pela construção, pelo esfalto, etc. Tomar água ao longo do dia mantém a temperatura do corpo estável e evita desgaste físico. 

Alimentação

Durante longas jornadas de trabalho no sol é importante estar bem alimentado para evitar pressão baixa, tonturas, dores de cabeça e outros sintomas de fraqueza. 

Os trabalhadores da sua empresa realizam atividades no sol? Há diálogo de segurança sobre os riscos? A CIPA orienta sobre a importância do uso de EPI's nessas condições? Comente sua experiência e compartilhe essa matéria nas suas redes sociais.