Como evitar choques elétricos em obras?

Como evitar choque em obrasA NR 10 Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade tem como objetivo proporcionar um ambiente seguro e livre de riscos aos trabalhadores, de forma que a empresa esteja de acordo com as exigências de segurança do MTE.

O choque elétrico é responsável por grande parte dos acidentes que ocorrem em obras, na Construção Civil, e em diversos outros seguimentos. São necessários diversos cuidados para que o empregado realize suas atividades de forma segura, evitando assim afastamentos e até mortes.

É importante que sejam tomados cuidados em todas as etapas do trabalho, assim como sinalização, avisos, e demais orientações para garantir a conclusão segura da obra. Independente do tamanho da construção, os cuidados devem ser os mesmos.

Uma das maneiras de evitar acidentes é o uso de EPI's (Equipamentos de Proteção Individual), eles auxiliam a reduzir o número de acidentes. Entre os mais utilizados em obras estão o capacete, óculos, protetor auricular, botas, cinto de ferramentas, entre outros.

Outra questão que deve ser levada em consideração é a formação do trabalhador. A empresa deve estar atenta à formação de seus funcionários, de maneira a contratar somente pessoas que tenham conhecimento técnico e comprovado na área. Quanto melhor a formação do trabalhador, maior a chance de desempenhar um trabalho mais seguro.

Um aspecto que muitos trabalhadores deixam de lado está ligado à organização do local de trabalho, devido ser um canteiro de obras, os materiais tendem a estar desorganizados o que inúmeras vezes causa diversos acidentes, levando a quedas, lesões e até fraturas.

É necessário que os pontos mais críticos da obra estejam sinalizados, e que esta sinalização esteja visível a todos. Ocorre em algumas empresas os profissionais não saberem o significado de algumas placas, isso é grave. A empresa deve investir em treinamento e formação para seus funcionários, além de acompanhar de perto o uso de EPI's e demais orientações.

Mesmo ao tomar todos esses cuidados, se houver acidente com vítimas envolvendo eletricidade, é importante seguir algumas orientações:

  • - o local deverá ser isolado, os equipamentos e rede elétrica desligados;
  • - as queimaduras deverão ser cobertas com gaze;
  • - manter o ambiente calmo, assim como a vítima;
  • - chamar o Corpo de Bombeiros imediatamente pelo número 193.

A NR 10 contribui de diversas maneiras para criar e manter um ambiente seguro, é importante que os trabalhadores envolvidos na obra tenham este curso em seu currículo, assim como da reciclagem quando necessário.

Todos os cursos relacionados a NR 10 fazem parte de nossa grade, se você busca um em especial, entre em contato conosco e solicite mais informações. Nossos cursos são oferecidos em duas modalidades: presencial e a distância, escolha a que melhor atende sua necessidade.