Como prevenir doenças ocupacionais no Telemarketing

O telemarketing é uma atividade fundamental para diversos setores da economia, pois faz a integração entre as empresas e seus clientes. Entretanto, os profissionais que nela trabalham estão expostos a diversas doenças do trabalho, sendo as mais comuns as lesões por esforço repetitivo (LER). Por isso, adotar medidas para prevenir doenças ocupacionais no Telemarketing é tão importante.

Para garantir a saúde e o bem-estar dos operadores de Telemarketing, o Ministério do Trabalho instituiu a NR 17. Em seu anexo II, a norma estabelece as condições mínimas de trabalho em atividades de teleatendimento, com o objetivo de garantir o conforto e a saúde dos funcionários, bem como tornar esse ambiente de trabalho mais produtivo e eficiente.

O que fazer para prevenir as doenças ocupacionais no telemarketing?

Conforme citamos anteriormente, entre as doenças ocupacionais no Telemarketing mais comuns estão as lesões por esforço repetitivo. Mais conhecidas como LER, elas são caracterizadas pelo desgaste do sistema musculoesquelético, como as lesões provocadas pela tendinite, bursite, síndrome do túnel do carpo entre outras.

Contudo, essas não são as únicas doenças que afetam os profissionais de telemarketing. Além dessas, existem outras não menos importantes:

  • Fadiga mental e visual;
  • Perda auditiva;
  • Estresse, ansiedade e depressão;
  • Labirintite.

O fato é que essas doenças afastam o trabalhador de suas funções, gerando custos à empresa e comprometendo a produtividade dela. Para evitar isso, é preciso adotar algumas medidas, tais como:

Equipamentos ergonômicos

De acordo com a NR 17, o mobiliário do ambiente de trabalho deve seguir à risca os padrões de ergonomia. Para isso, a empresa deve oferecer aos funcionários cadeiras estofadas reguláveis com suporte para braços, apoio para os pés e bancada de trabalho com profundidade mínima de 75 centímetros.

Além disso, o empregador deve oferecer um ambiente bem iluminado e com monitor e teclado instalados em locais com regulagem independente. Já quanto ao mouse, este deve ser posicionado sobre um mouse pad com suporte para punhos.

Cuidados com o Headset

Outra medida que ajuda a prevenir doenças ocupacionais no Telemarketing é garantir que o headset seja um equipamento de uso individual. Isso evita a perda auditiva causada por infecções auriculares decorrentes do uso compartilhado do equipamento.

Além disso, a empresa deve sempre fornecer os protetores do equipamento para que sejam trocados com frequência.

Atendimento psicológico

Por ser a atividade de telemarketing muito estressante, muitos profissionais acabam sendo diagnosticados com depressão. Portanto, oferecer aos funcionários apoio psicológico além de ser uma forma de prevenir doenças ocupacionais no Telemarketing, também é uma forma de aumentar a produtividade e a eficiência no setor.

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