Como a iluminação influencia o ambiente de trabalho

A influencia da iluminacao no trabalhoO ambiente de trabalho exige diversos cuidados tanto por parte da empresa quanto por parte dos empregados. Esses cuidados são necessários para garantir e preservar a saúde e segurança de todos. Quando trata-se de segurança o primeiro pensamento são os EPI's, no entanto devemos nos atentar a outros aspectos como por exemplo a iluminação.

A iluminação tem grande influência no rendimento de cada trabalhador, sendo assim um ambiente escuro ou com luzes em excesso pode alterar seu desempenho. De acordo com as normas técnicas cada empresa é obrigada a manter cada setor iluminado de acordo com as atividades ali realizadas.

De acordo com a legislação brasileira os locais devem ser iluminados de maneira uniforme, deve-se evitar efeitos indesejáveis de ofuscamento ou contraste e de acordo com os padrões estabelecidos.

O ser humano está preparado para trabalhar usando a luz natural, ou seja, qualquer alteração dessas condições poderá afetá-lo. O indivíduo pode se sentir mais cansado, com fadiga, e ter menos disposição se o ambiente não estiver de acordo com suas necessidades.

Manter o ambiente bem iluminado vai muito além de apenas facilitar a visão do trabalhador. Ela permite conforto visual, bem estar ao trabalhador, capacidade de fazer suas tarefas de forma mais rápida e precisa, além de perceber possíveis situações de perigo e agir prontamente. Para atender todos esses aspectos é necessário seja dada atenção aos parâmetros que contribuem para o ambiente luminoso. Os principais parâmetros são:

  • *distribuição da luminância;
  • *iluminância;
  • *ofuscamento;
  • *direcionalidade da luz;
  • *aspectos da cor da luz e superfícies;
  • *cintilação;
  • *luz natural;
  • *manutenção.

Conforme o empregador dá atenção a esses pontos e reconfigura a empresa para atendê-los maior e melhor será o desempenho de seus funcionários. Por outro lado, os funcionários também devem colaborar sempre informando quando uma lâmpada estiver queimada, quando o ambiente não estiver iluminado de maneira que atenda as exigências de suas tarefas, etc.

Você já prestou atenção como andam as lâmpadas na sua empresa? Já solicitou a troca de alguma delas? Compartilhe conosco suas experiências e dúvidas com um comentário nesse post. Ficaremos felizes em saber sua opinião! Não se esqueça de compartilhar essa postagem nas redes sociais.