Classificação das atmosferas explosivas 

Atmosferas ExplosivasAtmosfera explosiva é a mistura com o ar, em condições atmosféricas, de substâncias inflamáveis sob a forma de gases, vapores, névoas ou poeiras, na qual, após ignição, a combustão se propague a toda a mistura não queimada. 

Para que uma explosão aconteça nas atmosferas explosivas é preciso a combinação de três elementos. Fonte de ignição: que podem ser faíscas elétricas ou efeito térmico (temperaturas muito elevadas); Comburente: que neste caso é o oxigênio (como o ar é composto por oxigênio, então este elemento está presente em toda parte) e substância inflamável ou combustível: gás, vapor, poeira combustível e fibra combustível.

Zonas de classificação 

Segundo as atmosferas explosivas a área Classificada é a classificação da planta, quando uma planta está identificada como zonas. Essas zonas indicam a quantidade de mistura explosiva existente no local e são classificadas em Zona 0, Zona 1 e Zona 2.

  • • Zona 0: Local onde a formação de uma mistura explosiva é contínua ou existe por longos períodos.
  • • Zona 1: Local onde a formação de uma mistura explosiva é provável de acontecer em condições normais de operação do equipamento de processo.
  • • Zona 2: Local onde a formação de uma mistura explosiva é pouco provável de acontecer e, se acontecer, é por curtos períodos estando ainda associada à operação anormal do equipamento de processo.

Muitos locais podem se tornar foco de explosões como postos de gasolina, farmácias, comércios, hospitais, etc. Por esse motivo é imprescindível ficar sempre alerta. Você tem mais alguma dúvida a respeito das atmosferas explosivas? 

Caso tenha, faça um comentário no nosso post ou entre em contato. Fique à vontade para acrescentar mais conhecimento a respeito do assunto.