
De acordo com a NR 5 (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) a CIPA é uma comissão formada por trabalhadores de uma determinada empresa que se reúne com o objetivo de discutir as condições de segurança e como elas afetam a rotina do empregado. Mas quais seus benefícios no ambiente de trabalho?
Essa comissão é obrigatória em empresas que possuem mais de 20 empregados com registro CLT (registro em carteira). Ou seja, empresas com grande número de funcionários precisam da CIPA para avaliar o ambiente e desenvolver medidas de segurança.
Quando esse número for menor que 20 a direção da empresa deverá eleger e treinar um empregado para atender as normas da CIPA.
Após formar essa comissão os membros deverão se reunir periodicamente e definir estratégias que melhorem a qualidade de vida além de cronograma de ações a serem cumpridas ao longo do ano.
Quem pode ser membro da CIPA?
Para participar das eleições o candidato precisa ser funcionário da empresa, ou seja, não pode ser estagiário ou prestar serviço como terceiro. É importante também que tenha bom relacionamento interpessoal, conheça a empresa e tenha iniciativa e disposição para orientar os demais funcionários, implementar medidas de segurança e mensurar os resultados.
Quais os benefícios da CIPA?
- - aumento da produtividade;
- - diminuição do número de acidentes;
- - conscientização sobre Segurança do Trabalho;
- - diminuição dos riscos;
- - melhoria do clima organizacional;
- - redução de custos;
- - criação de cultura de segurança;
- - fortalece a imagem da empresa; etc.
A CIPA é responsável também por desenvolver e implementar programas como PCMSO e PPRA, além de outros que visem à saúde e segurança do trabalho. A Segurança é consequência de uma força tarefa que une empregador e empregados. É importante haver comprometimento de todos e deixar claro que quanto maior o foco menores serão as chances de acidentes.
Na empresa em que trabalha possui CIPA? Há treinamentos, palestras e orientações sobre esse assunto? Compartilhe sua experiência!