Aspectos psicossociais do trabalho - NR17

ErgonomiaO principal objetivo e aplicação da NR17 é o de estabelecer parâmetros e diretrizes mínimas para adequação das condições de trabalho dos operadores de checkout, visando à prevenção dos problemas de saúde e segurança, relacionados ao trabalho.

Tal norma se aplica aos empregadores que desenvolvem atividades comerciais, utilizando sistema de autosserviço e checkout, como supermercados, hipermercados e comércio atacadista.

Continue acompanhando nosso artigo e verifique mais informações sobre os aspectos psicossociais do trabalho.

NR17 e seus aspectos psicossociais do trabalho

Todo trabalhador que esteja envolvido com o trabalho em checkout deve portar um dispositivo de identificação visível, com nome e/ou sobrenome, escolhidos pelo próprio trabalhador.

É proibido obrigar o trabalhador ao uso, permanente ou temporário, de vestimentas ou propagandas ou maquilagem temática, que causem constrangimento ou firam sua dignidade pessoal.

Informação e formação dos trabalhadores

De acordo com a NR17 no item 6.1 é dito que todos os trabalhadores envolvidos com o trabalho de operador de checkout devem receber treinamento, cujo objetivo é aumentar o conhecimento da relação entre o seu trabalho e a promoção à saúde.

Já no item 6.2 é dito que o treinamento deve conter noções sobre prevenção e os fatores de risco para a saúde, decorrentes da modalidade de trabalho de operador de checkout, levando em consideração os aspectos relacionados a:

  • A) Posto de trabalho;
  • B) Manipulação de mercadorias;
  • C) Organização do trabalho;
  • D) Aspectos psicossociais do trabalho;
  • E) Agravos à saúde mais encontrados entre operadores de checkout.

É importante lembrar que cada trabalhador deverá receber treinamento com duração mínima de duas horas, até o trigésimo dia da data de sua admissão, com reciclagem anual e com duração mínima de duas horas, ministrados durante sua jornada de trabalho.

Observação: Todos esses itens citados acima estão valendo desde o abril do ano de 2008. Continue acompanhando nossas postagens e fique por dentro de mais atualizações a respeito da NR17.