A importância do Certificado de Aprovação para os EPI's

O Certificado de Aprovação é um número que vem gravado em cada EPI. Significa que cada equipamento de proteção foi testado e aprovado para proteger o trabalhador dos riscos decorrentes da sua função. No site do Ministério do Trabalho é possível consultar esse número e verificar se o CA ainda é válido e quando terminará sua validade.

O que é EPI?

É todo equipamento de proteção individual usado para diminuir os riscos de acidentes durante a realização do trabalho. São exemplos de EPI's óculos de proteção, protetor auricular, luvas, botas, capacete, uniformes de proteção, entre outros.

Conforme a NR 6 todo e qualquer equipamento de proteção, seja ele de fabricação nacional ou importado, só pode ser comercializado e/ou usado pelas empresas se tiver Certificado de Aprovação.

Qual a importância dos EPI's para a empresa?

De acordo com a NR 6 toda empresa tem obrigação de fornecer gratuitamente equipamentos de proteção ao trabalhador conforme sua função e riscos aos quais será exposto.

O uso de EPI's não evita acidentes mas diminui sua gravidade por esse motivo precisam ser de boa qualidade e de empresas confiáveis. Ou seja, empresas aprovadas/reconhecidas pelo INMETRO.

O que é CA (Certificado de Aprovação)?

De maneira simples o Certificado de Aprovação é um documento emitido e atestado pelo Ministério do Trabalho tendo como objetivo garantir a funcionalidade e qualidade dos equipamentos de proteção. Ele é representado por um número de registro que pode ser checado diretamente no site do MTE ou do CA.

Quais EPI's devem ter Certificado de Aprovação?

  • * capacetes;
  • * protetor auricular;
  • * luvas;
  • * óculos de proteção;
  • * proteção respiratória; entre outros.

Caso o EPI perca validade, seja danificado, perdido, ou não ofereça condições de proteção o trabalhador deverá informar imediatamente ao seu supervisor para que seja feita a substituição.

Ao ser admitido o trabalhador deve receber treinamento e orientações sobre o uso, guarda e conservação dos EPI's que estarão sob seus cuidados. É importante que todos sem exceção recebam tais informações.

Quer saber mais sobre EPI's? Normas Regulamentadoras? Ou tem dúvidas? Deixe um comentário ao final desse artigo. Continue nos acompanhando!