5 dicas para Integração de funcionários mais eficiente

Integracao de colaborador eficienteUm dos fatores que mais influenciam no processo produtivo de uma empresa é o alto índice de rotatividade. Todos os dias muitos empregados são contratados ou desligados o que exige grande esforço da equipe de Recursos Humanos. Funcionários contratados precisam de atenção maior ainda devido a Integração. Eles não podem iniciar suas atividades sem antes passar por esse processo.

O desempenho do funcionário está ligado diretamente à forma como ele percebe sua participação na empresa, se faz parte da equipe, se seu trabalho é importante, se está cooperando de alguma maneira para o desenvolvimento e evolução do negócio.

Quando ele percebe que é apenas mais um, que qualquer pessoa pode realizar suas atividades ou que se elas ficarem por fazer não afetará o resultado final, com certeza seu desempenho irá diminuir ou o que acontece em grande parte das empresas, ele simplesmente cumprirá horário sem maiores objetivos.

Para evitar esse cenário é importante e necessário dispor de esforço, tempo e equipe capacitada para Integração de funcionários eficiente, para que eles sintam-se valorizados, que são peças importantes na organização e assim aja melhoria de ambos os lados, o empregado satisfeito produz mais, e por outro, a empresa reduz custos com encargos gerados pela rotatividade.
 
5 dicas para Integração de funcionários mais eficiente

1. Padronizar o processo

Muitas empresas ainda desconhecem a necessidade de Integrar o novo colaborador, sendo assim, sempre que alguém é contratado são repassadas informações por funcionários de outros setores, ou até mesmo por quem não conhece o processo. A Integração deve conter a mesma orientação para todos os novos colaboradores.

2. Ser realizada em grupo

O momento de Integração deve ser descontraído, sendo usado para que os novos colaboradores se conheçam, comece a criar vínculos e ao mesmo tempo aprenda e incorpore as políticas da empresa.

3. Deve ser atualizada

Os procedimentos, as políticas, os processos mudam, sofrem alterações ao longo do tempo, por isso é importante que a Integração também mude, que sejam adicionadas ou retiradas informações que estão em desacordo com a situação atual da empresa.

4. Indicar um padrinho

Apesar da Integração passar diversas informações para o funcionário, algumas podem ser esquecidas, então é importante que ele tenha alguém mais experiente que possa orientá-lo caso haja alguma dúvida no futuro.

5. Deve ter manual

Cada empresa adota uma maneira de realizar Integração, algumas fazem em 1 dia, outras precisam de 2/3 dias, e há aquelas que dedicam uma semana inteira. Devido ao grande volume de informações é importante que a empresa crie um manual o qual possa ser entregue ao funcionário ou que seja possível consultar quando necessário.

Sua empresa faz Integração de funcionários? Você já conseguiu ver e mensurar os benefícios alcançados depois da sua implementação? A Integração de funcionários é mencionada na NR 1, e há curso específico caso tenha interesse em saber mais sobre.