Técnico de Segurança e o Mercado de Trabalho

Tecnico em Seguranca do TrabalhoTécnico em segurança do trabalho é o profissional responsável por conhecer bem a empresa, estudá-la, analisá-la e identificar quais riscos de acidentes a mesma apresenta. Após esse estudo será necessário apresentar medidas de melhoria, e assim oferecer um ambiente seguro e garantir a integridade física dos funcionários. O técnico contribui para que muitos acidentes sejam evitados, trazendo maior qualidade de trabalho a toda empresa.

Para se tornar técnico de segurança do trabalho é necessário que o estudante inscreva-se em um curso técnico da área, que tem duração de dois anos, sendo que isso pode ser feito enquanto ele estuda no ensino médio ou após sua conclusão, dependendo da instituição que ele cursar. Durante o curso, ele terá acesso às disciplinas que lhe proporcionarão a interpretação e execução das normas de segurança do trabalho, operação de instrumentos de avaliação ambiental, condução do trabalho técnico em segurança do trabalho e outras matérias de âmbito sociológico que o ajudarão a compreender o universo das relações de trabalho.

Entre as atividades deste profissional estão: avaliar as condições ambientais de trabalho e subsidiar o planejamento de forma segura para o trabalhador e para a empresa em que atua. Além disso, outras atividades do técnico de segurança do trabalho são: prestar assessoria a assuntos ligados à segurança do trabalho; emitir pareceres técnicos sobre riscos existentes no ambiente de trabalho, bem como orientar empregador e empregado sobre medidas de prevenção, eliminação e neutralização de riscos no trabalho; analisar métodos e processos de trabalho; identificar os fatores de risco, propondo sua eliminação ou controle; executar e verificar o cumprimento dos procedimentos de segurança e higiene do trabalho, avaliando os resultados; desenvolver programas de treinamento, cursos, campanhas e palestras, com objetivo de divulgar normas de segurança, visando evitar acidentes do trabalho; indicar, solicitar e inspecionar equipamentos de proteção coletiva e individual dos trabalhadores; executar atividades ligadas à segurança e higiene do trabalho que objetivem a eliminação, controle ou redução permanente dos riscos de acidentes e melhorias das condições do ambiente; levantar dados estatísticos de acidente e doenças para ajustes nas ações preventivas; identificar atividades insalubres e perigosas existentes na empresa, informando ao empregador e trabalhadores sobre seus riscos, bem como medidas preventivas ou neutralizantes.

Ele pode atuar desde pequenas empresas regionalizadas até grandes multinacionais que procuram instalar suas filiais no Brasil, assim como empresas governamentais de médio e grande porte. Sua presença torna-se necessária nestas empresas para uma maior verificação do cumprimento das normas trabalhistas, devido a seu tamanho e maior dificuldade de acompanhamento dos processos de trabalho.

O mercado de trabalho para essa área é bem amplo, principalmente na região sudeste, onde se localizam grandes centros como São Paulo e Rio de Janeiro. Sendo também uma das principais no registro de acidentes. O mercado é atrativo para este profissional, que pode desenvolver importantes técnicas de aprendizado e prevenção da saúde do trabalhador, detectando os riscos ao profissional e apontando soluções.

O Brasil ocupa uma das principais posições mundiais quando o assunto é Acidente de trabalho, com isso percebemos a grande necessidade de profissionais bem preparados e que façam diferença nas empresas em que atuam. Também é primordial que tenham forte conhecimento e formação na área.

O ISC oferece vários cursos em sua grade, e está apto na preparação de novos profissionais. 2016 está chegando e é uma ótima oportunidade entrar no mercado de trabalho mais capacitado. Pense na sua carreira e prepare-se para ser o melhor. O ISC e toda sua equipe deseja a todos os alunos, empresas e clientes um excelente 2016. E que cada dia do novo ano tenhamos menos registros de acidentes.