Técnicas de trabalho sob tensão (NR10)

NR 10A NR10 tem como objetivo estabelecer os requisitos e as condições mínimas para a implementação das medidas de controle e sistemas preventivos, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores que direta ou indiretamente interajam em instalações elétricas e serviços com eletricidade.

A Norma 10 aplica-se as fases de geração, transmissão, distribuição e consumo, e incluem as seguintes etapas de projeto: montagem, construção, operação, manutenção das instalações elétricas e quaisquer trabalhos nas suas proximidades, observando-se as normas técnicas oficiais estabelecidas pelos órgãos competentes e, na ausência ou omissão destas, as normas internacionais cabíveis.

Classificando a tensão na NR10

A NR10 possui quatro tipos de tensão, veja:

* Tensão de segurança: Extra baixa, tensão originada em uma fonte de segurança.

* Extra baixa tensão (EBT): Tensão não superior a 50 volts em corrente alternada, ou 120 volts em corrente contínua, entre fases ou entre fase e terra.

* Baixa tensão (BT): Tensão superior a 50 volts em corrente alternada, ou 120 volts em corrente contínua e igual ou inferior em 1000 volts em corrente alternada ou 1500 volts em corrente contínua, entre fases ou entre fase e terra.

* Alta tensão (AT): Tensão superior a 1000 volts em corrente alternada ou 1500 volts em corrente contínua, entre fases ou entre fase e terra.

Importante!

É primordial lembrar-se sempre de que todos os trabalhadores que vierem a intervir em serviços de eletricidade devem obrigatoriamente possuir treinamento específico a respeito dos riscos decorrentes do emprego da energia elétrica e as principais medidas preventivas cabíveis.

A NR10 também alega que os trabalhadores que venham a intervir em instalações energizadas com altas tensões, também precisam receber o treinamento de segurança específico no Sistema Elétrico de Potência (SEP). Continue acompanhando nossas postagens e fique por dentro de todas as novidades do setor.