Sinalização Convencional na Operação de Pontes Rolantes

O post de hoje abordará o assunto que diz respeito à sinalização convencional de pontes rolantes. O sinaleiro, por sua vez, se identifica para o operador como o responsável pela emissão de sinais.

Com o braço esquerdo junto ao corpo e antebraço direito na horizontal, com a palma da mão virada para o operador, em posição de continência, saúda o operador.

Translação da ponte ou do carro

O sinaleiro ficará de frente para a cabine do operador e indicará o lado para o qual deseja a translação do equipamento. Com o braço esquerdo junto ao corpo, e o braço direito com a mão aberta, esticada na horizontal indica a direção.

Pontes rolantes - Ganchos

• Subir os ganchos

Indica a subida simultânea de dois ganchos. Com os braços erguidos, os dedos indicadores girando sempre no sentido horário.
 
• Abaixar os ganchos
Indica a descida simultânea de dois ganchos. Com os braços para baixo e os dedos indicadores girando sempre no sentido anti-horário.

• Abaixar o gancho nº2
Com o braço esquerdo erguido, com os dois dedos (indicador e médio) determinando o gancho nº2, e o braço direito para baixo, com o dedo indicador girando sempre no sentido anti-horário.

Pontes rolantes - Movimentos lentos

• Parada de emergência
Qualquer pessoa pode fazer o sinal de parada de emergência, mesmo sem autorização do sinaleiro. Não pode ser realizado nenhum movimento com equipamento. A pessoa deverá cruzar os antebraços, com as mãos abertas à altura do rosto.

Pontes rolantes – Deslocamento do trole

Com o corpo lateral ao operador frente para o gancho, com a palma da mão para cima, braço estendido, dedos fechados e o polegar em direção ao deslocamento, sacudir a mão na horizontal.

E, por fim, chega o término da tarefa que consiste em fazer um sinal com os braços caídos, uma vez que, o sinaleiro os move horizontalmente, com as palmas das mãos. Continue acompanhando nossos posts e fique por dentro de mais novidades do setor.