SEP - Sistema elétrico de potência

O SEP é o conjunto das instalações e equipamentos destinados à geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, até a medição, inclusive. A característica fundamental desta NR é que ela se aplica às fases de geração, transmissão, distribuição e consumo.

O que inclui também as seguintes etapas de projeto, construção, montagem, operação, manutenção das instalações elétricas e quaisquer trabalhos realizados nas suas proximidades, observando as normas técnicas oficiais estabelecidas pelos órgãos competentes e, na ausência ou na omissão destas, as normas internacionais cabíveis.
 

Trabalhos envolvendo alta tensão

Os trabalhadores de que trata o item 10.7.1 devem receber treinamento de segurança, específico em segurança no Sistema Elétrico de Potência (SEP) e em suas proximidades, com curriculum mínimo, carga horária e demais determinações estabelecidas no anexo II desta NR.
 

Organização do SEP

O SEP é caracterizado pela alta voltagem de seus integrantes. De modo geral, tal sistema abrange os componentes da parte de transmissão, geração, assim como a distribuição de energia.

O sistema de geração de energia mescla uma usina geradora, bem como sua respectiva subestação elevadora. O sistema de transmissão de energia é definido pelo transporte de energia entre a estação de geração até os centros consumidores.

Já o sistema de distribuição é responsável pela distribuição e até a medição, inclusive, aos consumidores industriais, urbanos, comerciais e até mesmo os rurais. Contudo, toda a diferença está nos níveis de tensão em que são atendidos esses consumidores, em função de sua demanda.

Você sabia o significado da sigla SEP? Faça um breve comentário no nosso post nos contando um pouco sobre o assunto em questão. Quer ficar por dentro de todas as novidades e atualizações a respeito da segurança e saúde no trabalho? Basta continuar acompanhando todas as nossas postagens. Em caso de dúvidas, sugestões ou esclarecimentos entre em contato.