Segurança no manuseio de combustíveis e inflamáveis

Manuseio de inflamaveis - Instituto SCA NR 20 trata das definições e dos aspectos de segurança envolvendo as atividades com líquidos inflamáveis e combustíveis, Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) e outros gases inflamáveis.

Desde que éramos crianças aprendemos que mexer com fogo é perigoso, sendo por orientação dos nossos pais ou pelas placas afixadas nos alguns locais. No ambiente de trabalho o risco não é diferente, sendo necessário conhecimento e cuidado ao realizar atividades específicas.

A primeira questão a ser analisada é a diferença entre inflamável e combustível. A NR 20 tem como referência para diferenciar esses materiais o ponto de fulgor (PF). Desta forma, consideramos como líquido inflamável o álcool, que possui ponto de fulgor inferior a 70° C, como exemplo de combustível temos o petróleo e qualquer outra substância que possua ponto de fulgor igual ou superior a 70° C e inferior a 93,3° C.

É preciso que esses materiais sejam manuseados de forma correta, uma vez que são muitos perigosos. Por isso a NR-20 deve ser seguida, adequada e conhecida detalhadamente por todos que trabalham com esses tipos de materiais, como álcool e petróleo, por exemplo.

A NR-20 estabelece requisitos mínimos para a gestão da segurança e saúde no trabalho contra os fatores de risco de acidentes provenientes das atividades de extração, produção, armazenamento, transferência, manuseio e manipulação de inflamáveis e líquidos combustíveis.

Trabalhar em postos de abastecimento pode apresentar vários riscos à saúde do trabalhador, tais como danos à pele, problemas respiratórios, além dos riscos de explosões. Para prevenir estes acidentes é imprescindível a utilização de EPIs e o fornecimento de informação sobre os riscos no trabalho diário.

É importante que o trabalhador desses locais tenham formação qualificada, e saibam os requisitos de segurança exigidos pela NR 20. Os postos são obrigados a capacitar seus funcionários, além de exigir que sejam usados EPI's. Os equipamentos necessários são: óculos, luvas e calçados de segurança.

O ISC oferece formação no curso de NR 20, além de diversos outros cursos. Se você busca formação na área ou deseja complementar seus conhecimentos, entre em contato conosco e solicite mais informações.