Segurança na operação de tubulações (NR13)

Tubulacoes PressaoAs caldeiras a vapor são equipamentos destinados a produzir e acumular vapor sob pressão superior à atmosférica, utilizando qualquer fonte de energia, executando-se os refervedores e equipamentos similares utilizados em unidades de processos.
 
A NR13 tem a sua existência jurídica assegurada, em nível de legislação ordinária, nos artigos 187 e 188 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Manutenção preventiva

A NR13 estabelece todos os requisitos técnicos legais relativos à instalação, operação e manutenção de caldeiras e vasos de pressão de modo a se prevenir a ocorrência de acidentes de trabalho.  

Dessa maneira, a caldeira precisa de manutenção constante. Caso a manutenção não seja realizada corretamente, a caldeira poderá explodir, o que certamente provocará explosões e incêndios.

Como fazer a inspeção?

Para ter segurança na operação de tubulações é preciso garantir que o cilindro esteja sempre drenado e limpo, visto que a quantidade de nitritos e minerais pode entupi-lo. Já o óleo lubrificante precisa ser aplicado nos tubos, pois isso irá os manter lubrificados.

Lembre-se sempre de verificar os tubos da caldeira para que os vazamentos e corrosões sejam evitados. Não se esqueça do indicador de pressão, este deve ser monitorado constantemente, verificando qualquer anormalidade na pressão.

A NR 13 deve ser rigorosamente seguida, pois somente assim é que se evita acidentes e custos para a empresa. É extremamente importante ficar atento a esses custos, pois mais que acidentes, podem vir em forma de multa, no caso de uma possível fiscalização ou até mesmo de embargue da caldeira.

O que pode paralisar o funcionamento da indústria enquanto os problemas não forem resolvidos. Tem alguma dúvida ou sugestão? Deixe um comentário no nosso post.