NR 13 - Caldeiras e Vasos de Pressão

A NR-13 foi instituída para assegurar a segurança de Caldeiras e Vasos de Pressão, ela estabelece todos os requisitos necessários tanto técnicos como legais relativos à instalação, manutenção e operação desses equipamentos.

Caldeira é todo equipamento que gere e acumule vapor de água ou de outro fluído ao mesmo tempo. Há um grande número de caldeiras e vasos de pressão, e estes podem causar graves acidentes, sendo assim os equipamentos precisam de inspeção e manutenção regular e é exigido que os profissionais sejam habilitados.

Os equipamentos precisam ter uma placa de identificação  que seja de fácil acesso em seu corpo contendo diversas informações, entre elas: fabricante,
numero de identificação (TAG), ano de fabricação, pressão máxima de pressão admissível (PMTA), pressão de teste hidrostático, código de projeto e ano de edição, capacidade de produção de vapor (para caldeiras), área da superfície de aquecimento (para caldeiras), categoria da caldeira ou do vaso. Os funcionários por sua vez precisam ter conhecimento e estar aptos para manusear com segurança esses equipamentos, usando proteção e agindo de acordo com as normas.

Foram realizadas várias pesquisas e verificado que todos os anos ocorrem muitos acidentes por falta de cuidado, por este motivo o MTE exige não somente conhecimento na área, mas formação certificada. Um profissional qualificado saberá como agir em situações adversas, saberá tomar decisões acertivas e monitorar as máquinas para que trabalhem de forma segura.

Em todas as atividades realizadas numa empresa, independente do seguimento ou setor, a primeira preocupação deve ser a integridade do ser humano, pois quanto menor o número de acidentes no decorrer do ano, maior será o valor da empresa no mercado, e melhor vista pela sociedade.

Você pode fazer a diferença no ambiente de trabalho e auxiliar sua empresa a se destacar, para isso o ISC oferece diversos cursos, entre eles o NR-13, então acesse nosso site confira mais informações.

Quer aprender mais?
Clique aqui para fazer sua matricula agora mesmo

Conheça outros cursos que o Instituto Santa Catarina oferece as empresas e trabalhadores.

Curso NR 06 - EPIs
Curso de CIPA 
Curso NR 20 – Segurança com Inflamáveis
Curso NR 33 – Espaço Confinado
Curso NR 35 – Trabalho em Altura
Curso NR 12 – Maquinas e Equipamentos
Curso de Operador de Caldeiras
Curso de Primeiros Socorros
Curso Básico de Combate a Incêndio
Curso de Operador de Ponte Rolante
Curso de Manuseio de Produtos Químicos
OUTROS...

INSTITUTO SANTA CATARINA
Fone:(47) 3046 0045 / (47) 3046 0145
www.institutosc.com.br
Email: isc@institutosc.com.br
Skype: institutosc