NR 11 - Transporte, Movimentação, Armazenagem e Manuseio de Materiais

Estabelece os requisitos de segurança a serem observados nos locais de trabalho, no que se refere ao transporte, à movimentação, à armazenagem e ao manuseio de materiais, tanto de forma mecânica quanto manual, objetivando a prevenção de infortúnios laborais. A fundamentação legal, ordinária e específica, que dá embasamento jurídico à existência desta NR, são os artigos 182 e183 da Consolidação das Leis Trabalhistas - CLT.

A NR-11 aborda a segurança que é preciso ter no transporte de mercadorias, seja usando empilhadeira, transpaleteira, guindaste, trator, grua, ponte rolante ou pá carregadeira.

Esses equipamentos são de grande porte, sendo assim, se o funcionário não souber usá-los de forma adequada pode provocar acidentes em seu ambiente de trabalho. Além de conhecimento técnico, as empresas exigem que seus funcionários tenham curso reconhecido e aceito pelo MTE.

No ambiente em que esses equipamentos são usados o nível de ruído é bem alto, sabemos que a comunicação é muito importante para a realização das atividades, sendo assim é preciso desenvolver uma comunicação visual e manual, que seja de fácil interpretação e padronizada.

Foi constatado que alguns acidentes ocorrem porque as pessoas não respeitam a carga máxima de cada equipamento, outro fator de acidentes são as brincadeiras ou excesso de velocidade, como vemos por exemplo no supermercado funcionários manobrando empilhadeira sem cuidar com os clientes que estão pelos corredores.

Outro exemplo que podemos citar são os containers carregados nos portos, muitas vezes há outros funcionários pelo pátio, então o cuidado precisa ser maior, caso um container balance e caia pode ser fatal, sem contar o prejuízo com os maquinários e danificando mercadorias que muitas vezes veem do outros países.

Os equipamentos motorizados precisam ter sinais sonoros e alerta enquanto estiver se movimentando, caso apresente defeito, a empresa deverá ser informada e consertada imediatamente

Todos os dias temos a possibilidade de minimizar o número de acidentes em nosso ambiente de trabalho, bastando para isso realizar cursos e nos tornar profissionais melhores. O ISC garante a você uma excelente formação em várias áreas, acesse nosso site e escolha a que melhor satisfaz suas necessidades.

Quer aprender mais?
Clique aqui para fazer sua matricula agora mesmo

Conheça outros cursos que o Instituto Santa Catarina oferece as empresas e trabalhadores.

Curso NR 06 - EPIs
Curso CIPA 
Curso NR 20 – Segurança com Inflamáveis
Curso NR 33 – Espaço Confinado
Curso NR 35 – Trabalho em Altura
Curso NR 12 – Maquinas e Equipamentos
Curso de Operador de Caldeiras
Curso de Primeiros Socorros
Curso Básico de Combate a Incêndio
Curso de Operador de Ponte Rolante
Curso de Manuseio de Produtos Químicos
OUTROS...

INSTITUTO SANTA CATARINA
Fone:(47) 3046 0045 / (47) 3046 0145
www.institutosc.com.br
Email: isc@institutosc.com.br
Skype: institutosc