Segurança do Trabalho em Áreas com Atmosferas Explosivas

Atmosferas ExplosivasA preocupação envolvendo atmosferas explosivas é cada vez mais constante nas áreas industriais que apresentam elevados riscos de acidentes, resultando, consequentemente, em perdas de vidas e destruição das instalações, além de grandes impactos ambientais.

É considerada atmosfera explosiva, quando há mistura com o ar, em condições atmosféricas, de substâncias inflamáveis sob a forma de gases, vapores, névoas ou poeiras, na qual após ignição, a combustão se propague a toda mistura não queimada. É considerada atmosfera explosiva qualquer área onde exista a possibilidade de ocorrer explosões.

Para que ocorra uma explosão é necessário a combinação de três elementos:

Fonte de ignição: que podem ser faíscas elétricas ou efeito térmico (temperaturas muito elevadas);

Comburente: que neste caso é o oxigênio (como o ar é composto por oxigênio, então este elemento está presente em toda parte);

Substância inflamável ou combustível: gás, vapor, poeira combustível e fibra combustível.

Abaixo uma relação de lugares que podem se tornar potencialmente explosivos:

Pelo vazamento de gases e vapores:

Postos de gasolina;
Distribuidoras de GLP;
Comércio;
Hospitais;
Estações de tratamento de esgoto;
Galerias de concessionárias;
Condomínios etc.

Por poeiras combustíveis:

Indústrias alimentícias;
Farmacêuticas;
Carvão;
Madeira;
Cervejarias;
Moinhos; etc.

Por fibras combustíveis:

Indústrias Têxteis;
Papel e celulose;
Cereal etc.

A implementação de medidas de prevenção de explosões é de responsabilidade do empregador, que deve evitar a formação de atmosferas explosivas ou, caso tal não seja possível, evitar a sua deflagração e a propagação de eventuais explosões.

É necessário que o ambiente de trabalho seja o mais seguro possível para que assim sejam  evitados diversos tipos de acidentes. Além de treinamentos constantes para os funcionários. É preciso que eles saibam como proceder caso ocorra algum incidente.

O ISC preocupado em diminuir o risco de acidentes nas empresas oferece diversos cursos de formação profissional em sua grade. Entre eles o Curso Atmosferas Explosivas / Áreas Classificadas.  Para mais informações acesse nosso site.