Saiba quais doenças respiratórias estão relacionadas ao trabalho na NR17

NR17Os ambientes de trabalho, em algumas ocasiões, põe em risco a saúde dos trabalhadores, já que estes acabam inalando alguns agentes perigosos, que podem causar reações no trato respiratório superior e inferior.

Na NR17 podemos perceber que os agentes causadores das doenças respiratórias são os mais variados possíveis. Continue acompanhando nossa postagem e descubra quais as doenças estão relacionadas ao trabalho. 

Doenças respiratórias ocupacionais 

Como dito anteriormente, as doenças podem ser as mais variadas possíveis como, por exemplo, podendo ser proveniente de um agente mecânico como poeiras de construção, pó de serragem, ou ainda a exposição à aerodispersóides de rochas amiantíferas. 

A NR17 destaca também os agentes químicos, como causadores de doenças. Um agente químico como vapor, gás asfixiante ou até mesmo um agente combinado com uma fumaça de queima de combustíveis, podem ser letais para a saúde do trabalhador. 

É importante lembrar que alguns agentes podem causar reações alérgicas, já outros, podem ajudar a desencadear carcinogenicidade ocupacional. 

O amianto e o pó de quartzo, por exemplo, podem causar cicatrizes permanentes no tecido pulmonar. O câncer pode surgir, caso o trabalhador utilize quantidades relevantes de amianto. 

É possível notar que a doença mais comum relacionada ao trabalho é a asma. A asma ocupacional está atrelada à inalação de gases, poeiras e fumos. 

Prevenção é a palavra chave!

É importante ressaltar que as doenças pulmonares de origem ocupacional são causadas pela inalação de névoas, vapores, partículas, ou gases nocivos no ambiente de trabalho. As substâncias inaladas normalmente ficam retidas nas narinas ou nas grandes vias aéreas, caso sejam maiores, já as menores, atingem os pulmões. 

É importante que todas as empresas tenham funcionários que possam fiscalizar todo o ambiente de trabalho, para assim evitar que tais doenças se façam presentes. Faça um comentário no nosso post relatando se você já teve alguma doença respiratória relacionada ao trabalho.