
Não há um número específico que confirme a quantidade de acidentes de trabalho envolvendo quedas de trabalhadores de diferentes funções. Entretanto, sabe-se que as quedas de alturas são inúmeras, o que muitas vezes pode ser fatal.
Portanto, a NR35 tem por objetivo estabelecer os requisitos mínimos e medidas de proteção para o Trabalho em Altura. Garantindo assim, a segurança e a saúde dos trabalhadores envolvidos direta ou indiretamente com a atividade em questão.
O Trabalho em Altura passa a ser considerado como tal quando a atividade exercida for acima de 2 metros do piso de referência. Atos como excesso de confiança no local, não uso ou uso incorreto do EPI, descumprimento e desconhecimento dos padrões de execução podem levar a acidentes trágicos.
Quais as áreas com risco de queda?
As normas regulamentadoras, conhecidas como NR, são de observância pelas empresas privadas e públicas, assim como pelos órgãos públicos de administração direta e indireta que possuam empregados pela CLT. A NR35 visa proteger o trabalhador, abaixo listamos as principais áreas com grande risco de queda.
- * Beirais;
- * Telhados;
- * Fachadas;
- * Escadas móveis;
- * Escadas fixas;
- * Área de carga;
- * Andaimes suspensos;
- * Áreas confinadas.
A NR35 deve ser respeitada e seguida à risca, tanto pelos empregadores como pelos empregados. A seguir criamos uma breve lista dizendo quais materiais são os indicados para o resgate em altura.
- * Maca Mamute;
- * Maca Sked;
- * Suspensor;
- * Triângulo de evacuação;
- * Tripé para trabalhar e resgate.
O treinamento é essencial
O treinamento sobre a NR35 é essencial para uma vasta gama de profissionais, dentre eles destacam-se os: Engenheiros, Técnicos de telecomunicações, Profissionais da Área da Segurança do Trabalho, Montadores de Estruturas, Bombeiros Civil e Militar, e trabalhadores em geral (profissionais que utilizam corda como ferramenta de trabalho).
O treinamento é uma poderosa ferramenta, visto que explica de maneira simplificada os riscos e medidas preventivas necessárias, sendo que seu objetivo é o de eliminar em grande escala os acidentes.