Saiba mais sobre as mudanças na NR 20

O que mudou na NR20A NR 20 é a Norma Regulamentadora que determina condições de Segurança em locais que trabalham com líquidos inflamáveis e combustíveis, como por exemplo postos de gasolina. Acidentes ocasionados por substâncias inflamáveis podem gerar explosões, queimaduras, lesões e até mortes. Devido à gravidade é importante que os trabalhadores recebam treinamento e a empresa faça cumprir as exigências da NR.

Diariamente são vendidos milhares de litros de combustível no país inteiro, muitos postos funcionam 24h por dia, essa movimentação não pára em nenhum momento. O mercado de abastecimento influencia diretamente o PIB brasileiro, além de ser uma das áreas que mais gera empregos no Brasil.

Devido a grande quantidade de trabalhadores nessa área foi preciso  que o Ministério do Trabalho criasse a NR 20 - Segurança e Saúde no Trabalho com Líquidos Inflamáveis e Combustíveis. Esta NR sofreu algumas mudanças o que exige readequação por parte das empresas.

Saiba mais sobre as mudanças na NR 20

Treinamento de funcionários

Num posto de combustível há os funcionários que trabalham na área externa (pista) quanto na interna (loja e escritório), ambos precisam de treinamento, no entanto as orientações devem ser feitas de acordo com as atividades desempenhadas por cada colaborador.

Os funcionários da área interna devem receber treinamento de 4 horas. Já para os funcionários da área externa o treinamento deve ter carga horária superior a 4 horas. É importante lembrar que os treinamentos, formação, cursos, e qualquer outro tipo de orientação relacionada ao trabalho deve ser feitos durante o horário de trabalho, sem nenhum custo para o funcionário.

Documentação

Além do treinamento, outro procedimento importante para permanecer com o posto funcionando é a documentação. Há documentos que são obrigatórios e sem eles a fiscalização pode multar e até interditar o posto caso sejam verificadas irregularidades.

De acordo com a NR 20 é preciso providenciar: projeto de instalação do posto; análise de riscos; análise de acidentes; procedimentos operacionais; plano de respostas a emergências; plano de inspeção e manutenção, entre outros.

Devido ao grande fluxo de pessoas os postos de combustível estão sujeitos a ocorrência de acidentes, esse cenário exige que a gerência busque estar de acordo com as exigências da Norma Regulamentadora. A fiscalização será cada vez mais severa, as multas dependerão do número de funcionários e dos itens não cumpridos.

Você que trabalha em posto de combustível já procurou saber se ele está alinhado com as normas? Se o ambiente está seguro para funcionários e clientes? Pense nisso!