Robô exoesqueleto pode auxiliar nas mais diversas atividades

Robo exoesqueleto - Instituto SCNão é de hoje que o ser humano busca inovar, em decorrência disso a tecnologia tem evoluído de forma considerável em diversas áreas, como a automobilística, produção de alimentos, construção naval, entre outras. A tecnologia proporciona ao homem realizar as mesmas atividades num curto período de tempo, o que reduz custos e aumenta a competitividade entre as empresas.

O robô exoesqueleto por exemplo tem diversos objetivos, auxiliar pessoas que tenham sofrido acidentes, pessoas idosas que perderam a força de seus músculos, e também pode ser utilizado na indústria, ajudando os trabalhadores em diversas funções.

Uma das vantagens do exoesqueleto é a força utilizada, é possível levantar e carregar muito mais peso do que se o funcionário realizasse essa função sozinho. Isso torna o trabalho mais rápido e eficaz. Mesmo conseguindo levantar mais peso, é importante lembrar que as empresas estão investindo mais na tecnologia para deixá-lo ainda mais leve e assim ser possível usar ao longo do dia sem cansar o funcionário.

A algum tempo empresas como a Audi e Hyundai investem nessa área, de forma a utilizar robô exoesqueleto na linha de montagem, tal decisão colabora para a redução de custos com acidentes de trabalho, contratação de menos funcionários, e um dos aspectos mais importantes agilidade no processo. Esta é uma ferramenta inovadora para a linha de produção.

Outro aspecto a ser levantado é com relação à ergonomia, o exoesqueleto auxilia o funcionário ter melhor postura na execução de seu trabalho, o que evita lesões, dores e quedas. Ao se adaptar ao corpo humano, ele favorece a postura correta tanto ao levantar, carregar e movimentar materiais, deixando pernas, braços e costas eretos ou flexionados conforme necessidade.

Atualmente uma das maiores causas de afastamento são as lesões sofridas pelos funcionários ao longo dos anos, justamente pela maneira incorreta de trabalhar. Por isso é necessário que as empresas invistam em treinamentos, instruções e ferramentas que reduzam esses números.

Muitos acreditam que a tecnologia inova para tirar o trabalho do ser humano, no entanto, é preciso avaliar também seus resultados, principalmente as vantagens que agregadas ao negócio. Quando o funcionário trabalha com mais segurança, tranquilidade, seu rendimento é maior, esse fato compensa o investimento.

Tendo como objetivo a área de Segurança do Trabalho e sempre inovando em seus cursos, o ISC oferece o Curso de NR 17 Ergonomia, o qual pode auxiliar os funcionários da sua empresa a desempenhar melhor suas atividades. Entre em contato e saiba mais informações.