Plataforma de Trabalho Aéreo: Quem pode operar?

A plataforma de trabalho aéreo é um equipamento que possibilita a realização de várias atividades da construção civil, de telecomunicações e de outros setores da economia que envolvem trabalho em altura.

 

Por oferecer riscos à integridade física dos trabalhadores, a operação de plataformas elevatórias exige capacitação profissional e a adoção de uma série de medidas preventivas. 

 

Essas medidas estão expressas na NR 18, norma regulamentadora que estabelece as Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção Civil. Continue a leitura e saiba mais.
 

O que são Plataformas de Trabalho Aéreo?
 

De acordo com o anexo IV da NR 18, as plataformas de trabalho aéreo são todos os equipamentos móveis, autopropelidos ou não, que possuem estação de trabalho (cesto ou plataforma).

 

Sustentados por haste metálica, eles são erguidos até que atinjam um determinado local de trabalho elevado, como uma rede elétrica ou um determinado andar de um prédio, por exemplo.

 

Elas também atendem pelo nome de plataformas elevatórias, ou ainda, pela sigla PTA. O fato é que tais equipamentos são indispensáveis para a realização de várias atividades industriais e comerciais.

 

Afinal de contas, podem ser utilizados para trocar lâmpadas, para realizar manutenções de fachadas prediais, na montagem de estruturas esportivas, de shows, galpões logísticos entre várias outras tarefas.

o que e uma pta

Para que serve uma PTA?
 

A plataforma de trabalho aéreo foi criada para substituir os andaimes improvisados e, assim, garantir maior agilidade e segurança aos trabalhadores.

Como vimos, a PTA serve para diversos serviços em altura, como montagem, inspeções, resgates, manutenção, entre outros.

 

Por essa razão, é um necessária equipamento necessário para a realização de atividades em diferentes setores, como:

  • mecânico;

  • elétrico;

  • construção civil;

  • refinarias de petróleo;

  • filmagens em estúdios e em ambientes externos;

  • instalações industriais;

  • pintura;

  • indústrias de manufatura;

  • indústrias alimentícias;

  • etc.

Quem pode operar Plataformas Elevatórias?

Ainda segundo a NR 18, a operação de máquinas e equipamentos que causem riscos ao operador ou a terceiros — como a plataforma de trabalho aéreo — deve ser feita por trabalhador qualificado e identificado por crachá.

 

Com relação ao treinamento, ele deve ser feito no modelo de plataforma que será utilizado pelo profissional. Além disso, deve ser ministrado no próprio local de trabalho.

Quais são os procedimentos para uso de PTA?

O uso da plataforma de trabalho aéreo gera alguns riscos ao trabalhador e também a terceiros. A maioria deles está relacionada ao ambiente de trabalho. 

 

Pensando nisso, é importante conhecer todos os procedimentos ao operar uma PTA, como:

 

  • reconhecer as características do piso onde o equipamento será utilizado;

  • analisar o fluxo de movimento de pessoas no local;

  • considerar a carga no local de trabalho;

  • verificar se há fios elétricos no ambiente de trabalho para evitar acidentes com eletricidade.
     

6 dicas sobre o uso de Plataformas Aéreas
 

Se você irá operar uma plataforma de trabalho aéreo, deve se atentar aos seguintes pontos com antecedência:

 

  • conhecer todas as funções e localizações de comando dos dispositivos de segurança do equipamento;

  • dominar todas as normas de segurança de trabalho em altura para evitar acidentes de trabalho;

  • realizar uma inspeção pré-operacional junto com testes de equipamento;

  • nunca descer da plataforma enquanto ela estiver elevada;

  • sempre manter com você um aparelho de rádio ou telefone para comunicar casos de falhas técnicas que necessitam de resgate de emergência;

  • sempre utilizar equipamentos de proteção individual (EPIs) adequados para a função e em perfeito estado.

 

Lembre-se que o cuidado e o cumprimento das normas de segurança é crucial ao operar uma plataforma de trabalho aéreo de maneira segura, além de evitar riscos e acidentes.

Como se preparar para operar uma plataforma de trabalho aéreo?
 

Existem diversos procedimentos que devem ser seguidos ao operar uma plataforma elevatória. 

Por essa razão, apenas operadores devidamente habilitados devem realizar esse trabalho. Afinal, o treinamento é crucial para promover um ambiente de trabalho seguro e evitar acidentes.

 

Quando o operador está bem treinado, poderá diminuir os riscos de acidentes que podem ocorrer com ele e com as pessoas próximas ao local.

 

Consequentemente, haverá a diminuição de acidentes de trabalho, danos patrimoniais e danos à saúde física do trabalho. 

Com isso, ainda há ganho na produtividade e no bem-estar do operador, que saberá como adotar as técnicas certas para manusear o equipamento.

Como se preparar para operar uma plataforma de trabalho aereo
 

Conteúdo do treinamento de PTA

Já quanto ao conteúdo programático do treinamento para operar uma plataforma de trabalho aéreo, este deve ser oferecido pelo fabricante do equipamento.

Contudo, ele deve fornecer o conhecimento necessário para que o operador possa identificar os perigos envolvidos nas atividades com PTA.

 

Ademais, o treinamento também deve abordar, de forma didática e prática, princípios de inspeção e operação seguras.

Cabe ainda ressaltar que a comprovação da capacitação para operar plataformas elevatórias deve ser feita por meio de certificado.
 

Conclusão

Conforme você pode perceber, somente com o treinamento adequado é possível garantir a integridade dos operadores de plataformas de trabalho aéreo, bem como de outras pessoas envolvidas indiretamente com a atividade.

 

Procurando capacitar a sua equipe de trabalho? Então entre em contato com o Instituto Santa Catarina e conheça as nossas soluções em segurança do trabalho para a sua empresa