Quem deve fazer o curso de Supervisor de Trabalho em Altura

Trabalho em Altura Instituto SCAlguns trabalhadores têm dúvidas quanto a quem deve fazer o curso de Supervisor de Trabalho em Altura.
Por isso, esse texto tem como objetivo esclarecer tais dúvidas para que todas as disposições da norma regulamentadora NR35 sejam aplicadas adequadamente.

 

O que dispõe a NR35?

Por se caracterizar como uma atividade que apresenta riscos, a NR35 foi criada pelo Ministério do Trabalho para estabelecer as condições mínimas de segurança e proteção aos trabalhadores cujas funções devem ser executadas em alturas superiores a 2 metros.

Empresas que precisam de trabalhadores para executar serviços em plataformas móveis, andaimes, escadas, entre outros, devem apenas contratar trabalhadores que possuam certificação específica, a do curso NR 35, para seu quadro de funcionários.

 

Os riscos iminentes dos trabalhos em altura

Os trabalhos realizados em altura superior a 2 metros apresentam os seguintes riscos iminentes:

Riso de queda.
Por isso, estão dispostos na NR35 todos os deveres e direitos dos empregadores e trabalhadores para minimizar ou eliminar os riscos de queda.

Exposição às condições climáticas. Uma das características principais dos EPIs é o uso de vestimentas específicas para garantir proteção em relação às condições climáticas. Além disso, outros equipamentos que impeçam queda por causa de ventanias e tempestades mais intensas.

 

O que faz um supervisor de trabalho em altura?

O supervisor de trabalho em altura fiscaliza as condições de trabalho observando os pontos de obrigação do empregador e do empregado, ou seja, fiscaliza as instalações da empresa e/ou dos equipamentos utilizados para a execução do serviço.
Uma das responsabilidades do supervisor de trabalho em altura é analisar e identificar as áreas de risco no local onde o trabalho será executado.
 O supervisor de trabalho em altura também fiscaliza e orienta os trabalhadores quanto à utilização correta dos EPIs para que as atividades sejam realizadas da maneira mais segura possível, de acordo com as disposições da norma regulamentadora NR 35.
 Outra atribuição do supervisor é ser capaz de aplicar os procedimentos de emergência e prestar os primeiros socorros no caso de acidentes.

 

Quem deve fazer o curso para Supervisor de Trabalho em Altura?

Os trabalhadores que já são capacitados para realizar os trabalhos em altura e que queiram exercer também a função de supervisor devem fazer esse curso.
O curso também é indicado para empresas de médio e grande porte, bem como entidades públicas, que tenham uma equipe numerosa e precisam de um encarregado para supervisioná-la e orientá-la.
Antes de ser um supervisor, o trabalhador que exerce essa função é um líder, portanto, esse curso também é indicado para profissionais em posição de liderança de equipes e setores da organização.
 Técnicos em segurança do trabalho também poderão fazer o curso para Supervisor de Trabalho em Altura.


 O curso para Supervisor de Trabalho em Altura é um curso bem completo, com carga horária de 40 horas, divididas em 8 módulos.