Qual a responsabilidade da empresa frente aos acidentes?

Qual a responsabilidade da empresa frente aos acidentesA Segurança do Trabalho é assunto de grande importância no ambiente organizacional, tanto que, quando mencionamos acidente de trabalho logo nos perguntamos de quem é a responsabilidade quando ele ocorre.

É fato que nessas ocasiões a responsabilidade é dividida entre todos os agentes, empresa, empregado e equipes atuantes de segurança (CIPA por exemplo). Todos de forma direta ou indireta colaboraram para que o acidente ocorresse.

Para que medidas de segurança sejam implementadas ou melhoradas é preciso antes verificar onde está ocorrendo mais falhas, e só então adotar novas medidas.

Uma vez que as responsabilidades são compartilhadas, os funcionários precisam saber onde estão errando, em quais áreas precisam de treinamento ou orientação, e auxiliar mostrando suas ideias.

Quando o funcionário é contratado pela empresa, a mesma deve oferecer um ambiente propício para a realização de suas atividades, o que envolve treinamento, aprendizado, fornecimento de equipamentos de segurança, etc.

Obrigações da empresa ao contratar um funcionário:

  • - fornecimento de EPIs conforme as atividades que serão realizadas;
  • - possíveis riscos de cada área e maneiras de preveni-los;
  • - informações sobre as condições de trabalho;
  • - treinamento sobre obrigatoriedade, uso, manutenção, e troca de EPIs;
  • - treinamento sobre obrigatoriedade, uso, manutenção, e troca de EPC;
  • - pontos de contato em situações de risco (a quem informar, recorrer);
  • - sobre a recusa de trabalhar numa situação de risco (caso o funcionário perceba que não é seguro, ele pode optar por não realizar determinada atividade sem repreensão da empresa).

O funcionário precisa entender como funciona a empresa para o qual foi contratado, riscos e acidentes de trabalho dependem muito dessa preparação, não somente técnica, mas prática também. No entanto é algo que deve acontecer em parceria.

Quanto maior o conhecimento sobre máquinas, equipamentos, áreas de risco, EPIs, saídas de emergência, e outras informações sobre Segurança do Trabalho menor a incidência de acidentes e afastamento por lesões ou quedas.

O ISC oferece diversos cursos na área de Segurança do Trabalho, incluindo EPIs, CIPA, NR 10, NR 11, se você ainda não tem formação certificada, entre em contato conosco e solicite mais detalhes. Oferecemos formação conforme sua área de interesse.