Qual a importância do Técnico de Segurança do Trabalho?

O Técnico de Segurança do Trabalho é o profissional responsável por garantir a saúde e a segurança do trabalhador nos mais diferentes setores corporativos.

Graças a ele, funcionários possuem um ambiente mais confortável e seguro para exercerem suas atividades laborais, bem como empregadores têm uma redução significativa nos custos com processos trabalhistas em virtude de acidentes e doenças ocupacionais.

Mas afinal, quem é o Técnico de Segurança do Trabalho?

Segundo a Lei N° 7.410, de 27 de novembro de 1985, a profissão de Técnico de Segurança do Trabalho só pode ser exercida por pessoas habilitadas (certificadas) por curso profissionalizante de nível médio e devidamente registradas no Ministério do Trabalho.

Embora a principal função desse profissional seja a de garantir a saúde e a segurança do trabalhador, a ele também são atribuídas outras atividades, como por exemplo:

  • • Estimular a adoção por parte dos empregadores de alternativas que visem a disseminar as normas de segurança do trabalho entre os colaboradores, como palestras e campanhas;
  • • Planejar e implementar o arranjo físico dentro das empresas, de acordo com a NR-12;
  • • Promover ações para minimizar o impacto causado pela atividade da empresa ao meio ambiente;
  • • Oferecer treinamentos voltados à prevenção e combate a incêndios, entre outras.

A importância do Técnico de Segurança do Trabalho

Segundo dados do Ministério Público do Trabalho, o Brasil ocupa o quarto lugar no ranking de acidentes de trabalho. Em sua maioria, tais acidentes são provocados por uso incorreto de máquinas e equipamentos industriais, seguidos da não utilização de equipamentos de proteção individual (EPI).

No entanto, tal realidade costuma ser diferente em organizações que possuem um Técnico de Segurança do Trabalho. Afinal, ele realiza treinamento de operadores de máquinas, verifica se os equipamentos estão de acordo com as normas de segurança, orienta e fiscaliza os colaboradores quanto ao uso de EPIs entre outras ações preventivas.

Agora que você já sabe o que é necessário para ser um Técnico de Segurança do Trabalho e compreende as suas principais atribuições, que tal conhecer as funções do operador de empilhadeira?