Qual a importância do Programa 5S nas empresas? 

O Programa 5S é um conjunto de técnicas que tem como objetivo melhorar a qualidade no ambiente de trabalho. Uma de suas vantagens é que dispensa grandes investimentos. Ele se baseia numa mudança de cultura e hábito tornando a empresa um lugar melhor para se trabalhar. Além disso, qual sua importância para as empresas?

Antes de mais nada faz-se necessário orientar os trabalhadores sobre essa implantação e mostrar que eles são peça fundamental nesse processo. Eles devem ser capazes de enxergar as melhorias alcançadas pelo Programa. E também contribuir com feedback para que o empregador perceba quais áreas precisa de maior atenção.

O que é o Programa 5S?

A expressão "5S" diz respeito à inicial das cinco palavras em japonês: Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke. Veja mais detalhes:

Seiri - senso de organização e utilização

Nessa etapa é separado tudo aquilo que não serve mais, que está danificado ou que faz tempo que não é usado. Deve-se separar tudo em caixas identificadas e definir se será descartado (lixo) e/ou enviado para reciclagem como papéis, alumínio, garrafas pet e outros materiais.

Seiton - senso de ordem 

Cada objeto deve ter seu lugar seja num armário, gaveta ou caixa. É importante definir e guardar sempre que for retirado para uso. Manter o ambiente organizado traz a sensação de que tudo flui normalmente.

Seiso - senso de limpeza

A limpeza deve ser feita sempre após o uso seja com EPIs, uniformes, ferramentas de trabalho, etc. Todos os objetos devem ser limpos e guardados.

Seiketsu - senso de padronização, saúde e higiene

O ambiente de trabalho precisa estar limpo e "parecer" organizado. É importante conservar o aspecto agradável não apenas para os funcionários do próprio setor mas para todos que precisem ir até este local.

Shitsuke - senso de autodisciplina

Nessa etapa aprende-se a fazer do 5S um hábito. Tornar esse sistema uma rotina pode trazer benefícios a curto e longo prazo para empregador e empregados.

Um dos pontos positivos do Programa 5S é que pode ser aplicado em qualquer ambiente e independe do porte da empresa. Ele sempre será responsável por grandes mudanças e resultados positivos.

Você conhece o Programa 5S? Ele é utilizado na empresa em que trabalha? Compartilhe sua experiência.