Qual a importância de usar proteção respiratória?

Protecao RespiratoriaA Segurança do Trabalho é uma iniciativa que começa primeiro pelas instalações da empresa abrangendo setores, máquinas e só então é determinado se há necessidade do uso de EPI's. Quando a atividade envolve gases, poeiras, vapores ou qualquer outra substância que possa provocar contaminação é importante usar proteção respiratória.

A inalação de substâncias químicas pode causar doenças ocupacionais, por isso é importante que o trabalhador receba treinamento referente à sua atividade, as máquinas que irá operar e também informações sobre a proteção respiratória que deverá usar enquanto trabalha.

De acordo com as Normas Regulamentadoras 9 (PPRA) e 6 (EPIs) é obrigatório o uso de equipamentos de proteção respiratória conforme cada atividade. É preciso saber quais agentes químicos podem contaminar determinado ambiente, qual seu risco, medidas de primeiros socorros caso ocorra propagação no ar, etc.

Enquanto o trabalhador estiver realizando suas atividades pode ficar exposto a diversos agentes químicos, os quais são nocivos à sua saúde. A atmosfera em que ele se encontra pode determinar o grau de risco, conforme abaixo:

1. Atmosfera normal

É aquela que é composta, normalmente por 21% de oxigênio, 78% de nitrogênio e 1% de outros gases. Essa atmosfera também é conhecida como atmosfera limpa.

2. Atmosfera perigosa

É aquela em que ocorre deficiência de oxigênio, ou contém substâncias tóxicas que podem estar na forma de pó, gases, vapores, fumos, névoas, organismos vivos, etc. Constitui risco à saúde porque os agentes nocivos contidos nela excedem os limites de tolerância, previstos em lei.

3. Atmosfera IPVS

Qualquer atmosfera que possa constituir ameaça direta de morte ou consequências adversas e irreversíveis à saúde, imediata ou retardada.

4. Atmosfera não IPVS

Pode causar desconforto físico imediato ou irritação, produz algum mal após exposição prolongada ou efeito crônico após exposições curtas e repetidas.

5. Atmosfera explosiva

É aquela na qual a concentração de gás, vapor, ou de material particulado está dentro da faixa de explosividade, ou seja, há o risco de explosão, é provocada por agentes químicos.

Conforme visto anteriormente são várias as situações em que o trabalhador pode sofrer contaminação, por isso é importante que ele mantenha seu protetor em perfeitas condições de uso, verificando a vedação, limpeza e higienização, e se houver necessidade de troca deverá informar seu supervisor.