Qual a importância da sinalização de segurança?

A sinalização de segurança tem como principal objetivo informar e orientar os trabalhadores sobre as áreas de risco, rotas de fuga e demais informações importantes para um ambiente seguro e livre de acidentes.

É importante lembrar que todos devem estar atentos a essas orientações funcionários, visitantes, prestadores de serviços, etc. Todos devem zelar pela Saúde e Segurança no Trabalho.

Quando a sinalização é bem feita as pessoas conseguem agir proativamente sem necessidade de orientação ou treinamento constante. Se houver dúvidas, questionamentos, ou mesmo dificuldade na compreensão a empresa deverá cogitar mudanças.

A NR-26 (Norma Regulamentadora 26) determina os critérios da comunicação voltada para a segurança. Sua função é identificar, por exemplo, quais as cores das placas de segurança utilizadas em estabelecimentos ou locais de trabalho, indicar e advertir sobre riscos existentes, identificar equipamentos de segurança, delimitar áreas, identificar tubulações empregadas para a condução de líquidos e gases, entre outros.

Exemplos de sinalização de segurança

  • Sinais de obrigação - são aqueles que têm como objetivo indicar ações obrigatórias como uso de EPIs.
  • Sinais de perigo - são aqueles que têm como objetivo indicar situações ou locais que oferecem perigo. São situações de perigo manejar cabos de alta tensão, substâncias químicas, fumar próximo a áreas inflamáveis, etc.
  • Sinais de aviso - são aqueles que têm como objetivo avisar sobre alguma situação de risco. São exemplos de aviso baixa temperatura, carga suspensa, queda com desnível, substâncias explosivas, etc.
  • Sinais de emergência - são aqueles que têm como objetivo indicar saídas de emergência, direções de fuga, a localização de equipamento útil para situações de emergência como vazamento de gás, alagamento, incêndios, etc

 

É importante que toda empresa realize constantemente treinamento com seus funcionários. Orientando sobre todos os tipos de sinalização e a função de cada uma. Muitos acidentes ocorrem devido a falta de conhecimento ou informação.

Sua empresa é bem sinalizada? Você sabe o que significa cada uma das placas? Deixe seu comentário e lembre-se de compartilhar esse conteúdo nas suas redes sociais.