Qual a importância da Higiene Ocupacional?

Um dos principais objetivos no ambiente de trabalho é prevenir acidentes. A empresa deve se atentar à situações de risco e propor melhorias de acordo com os desafios encontrados. Higiene Ocupacional é uma dessas medidas. Continue lendo e saiba qual sua importância.

Num primeiro momento falar sobre higiene pode nos remeter a cuidados pessoais, asseio e higiene pessoal. No entanto, Higiene Ocupacional está relacionada ao ambiente de trabalho. Os cuidados necessários para tornar esse lugar mais saudável. Quais os primeiros passos?

De acordo com diversas pesquisas foi comprovado que um ambiente mais seguro, saudável, influencia diretamente na produtividade, na imagem que clientes e colaboradores têm sobre a empresa e nos resultados alcançados. Mas como inserir essas medidas na rotina da empresa?

O que é Higiene Ocupacional?

Higiene Ocupacional é a ciência que tem por objetivo reconhecer, avaliar e controlar os riscos ocupacionais no ambiente de trabalho. Tais agentes podem causar danos à saúde do trabalhador e mantê-lo afastado de suas funções. 

Normas Regulamentadoras

Mais de 500 mil pessoas sofrem acidentes de trabalho todos os anos segundo dados da Previdência Social e Ministério do Trabalho. Número alto considerando a obrigatoriedade das Normas Regulamentadoras e exigência de certificação. Muitos profissionais podem ser contratados apenas se forem habilitados, ou seja, possuir horárias práticas e teóricas numa determinada área.

Falta de Higiene Ocupacional

É comum o profissional responder diretamente aos estímulos apresentados pelo ambiente. Quando ocorre um acidente por exemplo, a primeira reação é ficar desmotivado. Sentir medo. Ou ainda, pensar que pode ser o próximo. O clima é de que a empresa não é segura e a qualquer momento podem ocorrer outros acidentes.

Quando o funcionário sofre pressão por resultados ou tem metas impossíveis de serem alcançadas isso o torna desmotivado aumentando as chances de risco. A empresa possui metas no entanto elas devem ser realistas.

Higiene Ocupacional está relacionada também à organização do ambiente de trabalho. Evitar materiais espalhados, obstrução de saídas de emergência, ferramentas fora do lugar, layout desfavorável, etc. São pequenas atitudes que podem tornar o ambiente mais ou menos seguro.

Benefícios da Higiene Ocupacional

  • • Melhor qualidade de vida
  • • Prevenção de doenças ocupacionais
  • • Diminuição de acidentes
  • • Menor rotatividade

Apesar da sua importância muitas empresas ainda não incorporaram a Higiene Ocupacional como parte do processo produtivo. Muitos empresários consideram gasto desnecessário. Por outro lado, aqueles que já conhecem seus benefícios tendem a investir cada vez mais na segurança de seus trabalhadores.