Quais os fatores de risco do Trabalho em Altura?

Vários são os fatores de risco do trabalho em altura. Eles devem ser analisados antes da execução da atividade, de forma a garantir a saúde e a segurança de todos os trabalhadores direta ou indiretamente envolvidos nela. Por isso, a NR 35 estabelece uma série de medidas preventivas que englobam diferentes atividades e setores da economia. Acompanhe a seguir.
 

O que é considerado trabalho em altura?

De acordo com a NR 35, qualquer atividade executada acima de 2 metros do solo e que ofereça risco de queda pode ser considerada trabalho em altura. Elas envolvem uso de andaimes, escadas, cestos ou plataformas acopladas a guindastes entre outros equipamentos utilizados para acessar o local. Como exemplo de atividades, podemos citar:

  • Limpeza de caixas d’água;
  • Manutenção de fachadas prediais;
  • Instalação e manutenção de torres elétricas;
  • Reparação e limpeza de telhados;
  • Atividades da construção civil entre várias outras.
     

Além da queda: conheça outros fatores de risco do trabalho em altura

Sem dúvida alguma as quedas estão entre os principais fatores de risco do trabalho em altura. Só para se ter uma ideia, elas são responsáveis por 40% dos acidentes de trabalho no país. Entretanto, existem outros riscos não menos importantes. Acompanhe os principais:

Choque elétrico
Muitas vezes os trabalhos realizados no alto acontecem em vias públicas. Geralmente são atividades relacionadas à manutenção da rede elétrica e poda de árvores, por exemplo. Além da queda, um dos principais fatores de risco do trabalho em altura nesses casos é o risco de choque elétrico. A depender da carga, o acidente pode ser fatal.

Para evitar acidentes desse tipo é necessário que haja todo um planejamento e organização antes da execução do trabalho. Essas etapas preliminares incluem a elaboração da análise de risco e a emissão da permissão de trabalho. Ainda, englobam o fornecimento de EPI’s e adequação do ambiente para uma atividade segura, como desligar a rede elétrica antes.

Condições meteorológicas
Além da queda e do choque elétrico, o colaborador envolvido com trabalho em altura também está exposto a intempéries climáticas, como por exemplo, sol, chuva e vento.

Essas condições climáticas também devem ser previstas na análise de risco e mitigadas com o uso de EPI’s e adequação do ambiente de trabalho. Caso não seja possível garantir a saúde e a integridade física do trabalhador em virtude desses fatores, a atividade deve ser suspensa.

Agora que você já conhece os principais fatores de risco do trabalho em altura, continue acompanhando o nosso blog e descubra outros conteúdos que vão te ajudar a manter a sua equipe muito bem protegida!