Quais as Normas de segurança no manuseio de materiais - NR11

movimentacao segura de cargasA NR11 estabelece normas de segurança para operação de guindastes, elevadores, transportadores industriais e máquinas transportadoras. O armazenamento de materiais deve obedecer aos requisitos de segurança para cada tipo de material.

Acompanhe a NR11

Veja abaixo a base jurídica da NR11.

Art. 182 – O Ministério do Trabalho estabelecerá normas sobre: 

  • I. As preocupações de segurança na movimentação de materiais nos locais de trabalho, os equipamentos a serem obrigatoriamente utilizados e as condições especiais a que estão sujeitas à operação e a manutenção desses equipamentos, inclusive exigências de pessoal habilitado;
  • II. As exigências similares relativas ao manuseio e à armazenagem de materiais, inclusive quanto às condições de segurança e higiene relativas aos recipientes e locais de armazenagem e os equipamentos de proteção individual;
  • III. A obrigatoriedade de indicação de carga máxima permitida nos equipamentos de transporte, dos avisos de proibição de fumar e de advertência quando à natureza perigosa ou nociva à saúde das substâncias em movimentação ou em depósito, bem como das recomendações de primeiros socorros e de atendimento médico e símbolo de perigo, segundo padronização internacional, nos rótulos dos materiais ou substâncias armazenados ou transportados.  

Saiba mais sobre esta NR

Parágrafo único: As disposições relativas ao transporte de materiais aplicam-se, também, no que couber, ao transporte de pessoas nos locais de trabalho. 

Art. 183 As pessoas que trabalharem na movimentação de materiais deverão estar familiarizadas com os métodos raciocinais de levantamento de cargas.

Você gostaria de saber mais sobre a NR11?
Então continue acompanhando todas as nossas postagens. Não deixe de compartilhar os nossos conteúdos nas suas redes sociais, pois assim você deixa mais pessoas informadas. Lembrando que em caso de dúvidas, sugestões ou esclarecimentos basta nos contatar.