Programa de Proteção Respiratória: qual sua importância?

Mais conhecido como PPR, o Programa de Proteção Respiratória tem como objetivo principal proteger o trabalhador de doenças ocupacionais causadas pela inalação de substâncias nocivas à saúde no local de trabalho.

Para isso, o programa estabelece uma série de medidas preventivas, sendo a principal o uso de equipamentos específicos durante a jornada de trabalho. Entenda a seguir.

A importância do Programa de Proteção Respiratória nas empresas

Previsto em várias normas regulamentadoras, o PPR estabelece uma série de medidas de segurança que visam proteger o trabalhador de doenças ocupacionais causadas pela inalação de névoas, poeiras, vapores, gases e de várias outras impurezas contidas no ar.

De acordo com a NR 33, o Programa de Proteção Respiratória deve ser implementado com base nos riscos oferecidos pela atividade. Ele é obrigatório em indústrias de vários segmentos.

Além de reduzir os riscos de doenças ocupacionais e de acidentes de trabalho, o PPR também melhora a produtividade dos colaboradores e reduz consideravelmente os níveis de absenteísmo na empresa. Ademais, reduz os custos com multas e sanções penais originadas por fiscalizações trabalhistas.

Riscos respiratórios

Os riscos respiratórios são classificados de acordo com a atividade exercida pelo profissional. Eles levam em consideração as substâncias manipuladas no local de trabalho, a saber:

  • Deficiência de oxigênio: risco de quem trabalha em espaços confinados, causa problemas de raciocínio e de coordenação motora;
  • Intoxicação por gases: dependendo da substância inalada, pode causar desconforto, irritações em órgãos do sistema respiratório até o surgimento de cânceres e edemas pulmonares;
  • Contaminação por aerodispersóides: trata-se da exposição do trabalhador a poeiras, fumos, névoas, partículas e vapores metálicos. Dependendo do tempo de exposição, podem causar de uma simples irritação no sistema respiratório a tumores nos pulmões.

Como implementar o Programa de Proteção Respiratória na empresa?

O primeiro passo para implementar o PPR em indústrias de diferentes segmentos é mapear os riscos a que estão submetidos os trabalhadores em seus ambientes de trabalho. Com base nessa avaliação é possível estabelecer processos operacionais capazes de mitigar ou eliminar tais riscos.

Ademais, outras medidas também devem ser adotadas para garantir a saúde e o bem-estar do trabalhador durante a sua jornada de trabalho:

Fornecimento de EPRs

O empregador deve fornecer os EPRs (Equipamentos de Proteção Respiratória) adequados para cada função exercida, como máscaras e respiradores faciais. Além do fornecimento dos equipamentos, o empregador deve ainda fornecer o treinamento para uso dos respiradores.

Teste de vedação

Além disso, os trabalhadores também devem ser submetidos periodicamente a um teste de adequação dos EPRs. Esse teste tem como objetivo principal comprovar se o respirador se encaixa perfeitamente ao formato do rosto do colaborador.

Certamente agora você já sabe qual é a importância do Programa de Proteção Respiratória não é mesmo? Então que tal implementar o PPR em sua empresa? Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar.