Procedimentos básicos em situações de emergência com inflamáveis (NR20)

emergencia nr20A NR20 sofreu algumas mudanças consideráveis, portanto as empresas devem seguir a Norma atualizada, que tem como objetivo ampliar o controle sobre gestão de saúde e segurança do trabalho em empresas que fazem o uso de produtos inflamáveis.
 
O objetivo dessa NR é oferecer segurança e saúde para os trabalhadores que exercem funções envolvendo inflamáveis (gases e líquidos) e combustíveis (líquidos), isso se dá em todo o ciclo de vida da instalação.

Abrangendo assim, pelo projeto, construção, manutenção, operação, até a desativação, abrangendo a extração, produção, armazenamento, transferência, manuseio e manipulação. Além de implantar medidas de controle, que consistem em manter um sistema de aterramento, isolar á área, assim como ter um equipamento de combate a incêndio.

Lembrando que a loja de conveniência também deve ser inserida nesta avaliação. É imprescindível que um engenheiro técnico faça sempre uma breve análise de risco do ambiente.

Como agir em uma situação de emergência?

A NR20 se aplica as atividades seguintes: extração, produção, armazenamento, transferência, manuseio e manipulação de inflamáveis, nas etapas de projeto, construção, montagem, operação, manutenção, inspeção e desativação da instalação.

Essa NR exige que se documente quais procedimentos serão adotados, caso aconteça um acidente de grandes proporções. Isso significa ser primordial fazer uso de uma equipe altamente treinada para atender às emergências e até descrever se o ambiente afetado oferece riscos à vizinhança e informar se há necessidade de evacuação. Todos devem ser informados caso haja uma situação de emergência.

Fique informado!

  • • Líquidos combustíveis: São líquidos com pontos de fulgor > a 60ºC e < ou a 94ºC
  • • Líquidos inflamáveis: São líquidos com pontos de fulgor < ou = a 60ºC
  • • Gases inflamáveis: São gases que inflamam com o ar a 20ºC e uma pressão padrão de 101,3 kPA
  • • Ponto de fulgor: Menor temperatura de um líquido ou sólido, onde os vapores misturados ao ar atmosférico, e na presença de uma fonte de ignição, iniciam a reação de combustão.

Qual é a sua experiência na área de combustíveis e inflamáveis? Faça um comentário no nosso post a respeito do assunto.